Chefs potiguares abrem risotteria autoral em Brasília

Publicado por Redação em 17 de maio de 2022

Compartilhe:

Os potiguares Marcos Nery e Matheus Brito estão em alta na capital federal. Na esteira da boa aceitação ao trabalho que vêm desenvolvendo na cozinha do Mezanino – gastrobar inaugurado em novembro do ano passado na icônica Torre de TV de Brasília -, a dupla abriu, no final de fevereiro, um novo restaurante na cidade: Capre Risotteria.

Os chefs têm como sócio o DJ Bhaskar, além de outros investidores, que também são proprietários do Mezanino. Dessa forma, com a maior demanda de trabalhos na capital federal, a dupla precisou encerrar em definitivo as atividades do Lóca, na Pipa, fechado desde dezembro de 2021.

O Capre Risotteria está localizado no mais novo point gastronômico de Brasília, o Mané Mercado, no Eixo Monumental, entre o estádio Mané Garrincha e o Ginásio Nilson Nelson. O espaço, uma enorme praça de alimentação gourmet, conta com 17 operações de cozinha, incluindo o Capre Risotteria, além de bares da Heineken, Chivas, Beefeater e Adega Del Maipo.

 

“O lugar é incrível e o movimento tá gigante. Chegamos a preparar mais de mil risottos na primeira semana. Tem aparecido muita gente legal, estamos recebendo visitas de chefs importantes da cidade. A aceitação tem sido ótima”, comenta Marcos Nery. “Sempre pirei em risotto. E em Brasília o pessoal gosta muito”.

O cardápio do Capre é enxuto. São nove opções de risottos, quatro de entradas, uma sobremesa e um drink especial da casa – no Mané Mercado há uma operação específica para as bebidas. Como o próprio nome do restaurante indica, uma das estrelas é o carneiro. O risotto de bode, por exemplo, conta com pernil de carneiro, abobrinha, cheiro verde, tomate confit, farofa d’água, ovo de gema mole e couve crispy.

Entretanto, há pratos com frutos do mar, peixe, cogumelos, carne bovina, cordeiro e até uma opção funcional (risotto com quinoa e soja, com aspargos, queijo brie, espinafre, presunto cru e melão japonês).

Risoto de Bode leva pernil de carneiro com abobrinha, cheiro verde, tomate confit, farofa d’água, ovo de gema mole e couve crispy

Um dos pratos que tem feito mais sucesso é o risotto negro, feito com tinta de lula, hortelã, tomate e mussarela de búfala, acompanhado de tentáculos de polvo e lula crspy, com aiolli e raspas de limão e sweet chilli. Outro queridinho é o risotto de pirão de queijo com cupim: feito com queijo coalho, óleo de gengibre, cupim (6 horas de cozimento), farofa d’água e banana brullê.

Assim como no Mezanino e no finado Lóca, os dois chefs defendem uma cozinha intuitiva e de criação. E, pelo fato dos dois chefs serem do Nordeste, muitas das inspirações para o menu vem da região.

“De entrada temos carpaccio de carne de sol. Temos também o que batizamos de atum da Pipa, peixe que o Rio Grande do Norte é o maior produtor do país, e que no restaurante servimos com uma maionese de batata doce roxa e aiolli de wasabi. O pessoal aqui tem curtido muito. Nosso risotto de camarão leva caviar da Pipa, que é a ova do peixe-voador, lá do nosso estado”, conta Marcos Nery.

Risoto vegetariano de beterraba com queijo de cabra, alho poró crispy, furikake e raspas de limão siciliano

Segundo o chef, em Brasília tudo tem acontecido muito rápido, mas de uma maneira positiva. “Chegamos aqui em outubro para cuidar do Mezanino. Falaram que não era possível ter uma cozinha na Torre de TV porque o prédio é tombado e por isso não pode ser manipulado fogo nem fumaça. Mas conseguimos fazer acontecer”, lembra o potiguar. “Com a aceitação ao Mezanino, onde somos apenas chefs, pudemos nos dedicar agora ao Capre, tanto na cozinha como sócios do novo projeto”.

Capre Risotteria
Mané Mercado Vírgula
Asa Norte – Brasília/DF
Instagram: @caprerisotteria