Cinco Pães aposta em pães, pizzas e focaccias de sabores veganos

Publicado por Redação em 19 de abril de 2021

Compartilhe:

Pizza ao pesto com queijo vegano sem conservante, finalizado com tomate cereja

Texto: Ramon Ribeiro

A Cinco Pães é uma padaria artesanal e familiar, com atendimento apenas por delivery. Foi criada há um ano e meio pelo casal Geraldo Pessoa e Airasana Busato. Seu forte são os pães, pizzas, focaccia e cucas de fermentação natural e de longa duração. Apesar do pouco tempo no mercado, seus produtos têm chamado atenção, sobretudo entre os natalenses que buscam sabores especiais e mais saudáveis.

Geraldo Pessoa e Airasana Busato apostam agora em produtos veganos

A casa oferece, por exemplo, pizzas com lâminas de salmão defumado, catupiry e limão siciliano; mix de cogumelos frescos (shitake, shimieji, champignon e portubello, com mozzarella e parmesão); e aspargos frescos com bacon. De pães, há desde baguettes de queijo do reino com parma, até calabresa com chimi-churri. E de focaccia, o destaque é a de nozes com figo e gorgonzola.

Os ingredientes utilizados são todos de alta qualidade, como o parmesão Faixa Azul e o Catupiry original; e também de parceiros locais, como a muzzarela da Fior de Latte, e o queijo de cabra boursin da Capril Buxada. Além dos molhos de fabricação própria (tomate, pesto, cebola e abacaxis caramelizados).

As pizzas veganas foram feitas para atender as solicitações dos próprios clientes

Mas a grande novidade, agora, é o cardápio vegano. A iniciativa veio para atender os clientes que clamavam por mais opções livres de derivados animais. “Era uma demanda que estava crescendo, então criamos alguns sabores novos e adaptamos outros que já tínhamos no cardápio”, conta Geraldo Pessoa. Ele tem curso de cozinha pelo Senac e de fermentação natural n’O Padeiro.

Dentre os sabores vegan, alho marinado (com azeitonas azapa), tomate cereja com rúcula (acompanhado de queijo de castanhas ralado na hora), brócolis com champignon (com molho de alcaparras). Nas opções veganas, o queijo é produzido artesanalmente com castanha de caju, feito especialmente para as pizzas da cinco Pães. São utilizados ingredientes como água alcalina, castanha de caju, macaxeira, suco de limão, azeite extra virgem, óleo de coco EV, levedura nutricional e sal marinho. São produtos ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, gorduras saudáveis e fibras, sem qualquer adição de aromatizantes, conservantes e corantes e totalmente livre de glúten e lactose.

Pão vegano 100% integral com semente de abóbora, ameixas, semente de girassol e óleo de coco

Geraldo reforça que todas as massas da casa utilizam levain (fermento selvagem). Ou seja, além de longa duração (entre 30 e 36 horas), a fermentação é natural, 100% livre de conservantes, corantes e aditivos químicos. As massas também têm baixo índice glicêmico e são aptas para pessoas com intolerância ao glúten. Há, ainda, as opções de pães semi integral (com mix de farinhas e chia) e 100% integral (com sementes de girassol e abóbora).

O atendimento da Cinco Pães é exclusivo pela internet, com entregas no sistema de delivery. As fornadas são nas quartas e sextas, com os produtos sendo entregues nesses mesmos dias. É indicado fazer o pedido com 24 horas de antecedência, que é garantia de encontrar todos os produtos do menu à disposição.

Pizza de massa integral com chia, queijo vegano, cogumelos, semente de abóbora e cheiro verde

As focaccias, pães e cucas chegam fresquinhas, prontas para consumo. Apenas as pizzas é que vão precisar ser finalizadas no forno. “Vendemos a pizza toda montada e com a massa pré-assada. Basta levar ao forno por poucos minutos, basicamente até o queijo derreter. Costumamos dizer que o ponto da casa é quando você aperta a borda e ela dá uma craquelada”, explica Geraldo, ressaltando que quem preferir, pode guardar a pizza na geladeira ou congelar para consumir depois, sem perda da qualidade.

Cinco Pães
Funcionamento via Delivery
Fone: (84) 99937-5188
Instagram: @cinco_paes