Eita Camarão Gostoso: Uma celebração dos sabores do mar e da terra

Publicado por Redação em 12 de novembro de 2024

Compartilhe:

A 4ª edição do Eita Camarão Gostoso foi lançada no Manary para jornalistas, influencers, convidados e patrocinadores (Foto: Rubens dos Anjos)

Texto: Gustavo Farache

São Miguel do Gostoso, localizado no litoral potiguar, promove, de 15 a 24 de novembro, o Eita Camarão Gostoso! Quando o assunto é a culinária, experiências gastronômicas e identidade, o município é um dos destinos que mais se destacam no Estado. E há quatro anos consecutivos, o Município acolhe um dos mais importantes eventos gastronômicos do calendário de Festivais do RN.

A 4ª edição do Festival “Eita Camarão Gostoso!” foi lançada no dia 23 de outubro, no Restaurante Manary, em Ponta Negra, para jornalistas do Estado, influencers, formadores de opinião, convidados e patrocinadores. Todos os pratos servidos no evento foram elaborados pelo chef Francisco Gasteasoro.

Convidados prestigiaram o lançamento do Eita Camarão Gosotoso em Natal (Foto: Rubens dos Anjos)

Estiveram presentes Raoni Fernandes, Presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística/Emprotur-RN; João Eudes, Vice-prefeito de São Miguel do Gostoso; Janiele Linhares, Secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso; Roseli Pimentel da Potiporã; Rodrigo Castro e Ingrid de Medeiros, da Camanor; Werner Jost, Presidente da Camanor; Luís Montanares, Diretor executivo da Decanter Natal; além de jornalistas, influencers e convidados.

“É uma honra termos em nosso município um Festival deste porte. São Miguel do Gostoso tem total capacidade e identidade gastronômica e cultural para ‘abraçar’ a todos os amantes da boa comida, que buscam hospedagens diferenciadas, descanso e momentos memoráveis”, apontou, durante o lançamento, Fábio Alvarenga da AEGostoso – Associação dos Empresários de São Miguel do Gostoso.

 

O Festival

O Eita Camarão Gostoso é realizado de forma descentralizada e oferece ao público um leque de opções em diversos estabelecimentos da cidade, incluindo restaurantes, lanchonetes e barracas, estes coordenados por chefs renomados, cozinheiros locais e amantes da gastronomia. Todos devem elaborar pratos com o camarão, a estrela do Festival.

Os restaurantes participantes do circuito, (em seus diversos portes), dispõem de um menu especial com valor fixo, determinado para cada edição. Neste ano, o investimento é de R$60. Já nos estabelecimentos menores como barracas, bares e lanchonetes, o valor investido para apreciar o prato principal é de R$35. São pratos preparados com afeto e que carregam a identidade de um povo, de um costume e da sua história.

Bruscheta de camarão foi um dos petiscos servidos no evento (Foto: Rubens dos Anjos)

Como ocorre em grandes eventos, o Festival Eita Camarão Gostoso não só movimenta o âmbito culinário, mas também incrementa a economia e potencializa o turismo, colocando São Miguel do Gostoso no mapa de relevantes festivais. O “Eita Camarão Gostoso” é uma iniciativa da Associação do Empresariado local, AEGostoso, e das empresas Camanor e Potiporã. Entre as empresas, estão confirmadas para a 4ª edição: Gênesis Resto & Bar; Bar do Tico; Restaurante Afetuoso, Elixir Restaurant; Balica Restaurante; Nauan Beach Club; Restaurante Vítor B; Mar de Estrelas; Lá Pepita; Positano; Oré; Tuk Tuk; Dr. Wind; Sampei; Bistrô 70m2; Café Abelhuda; Bora Bora Jerivá; Groove ; Kauli Sead; Gostoso Burguer; Madame Beach, entre outros.

 

Para um dos coordenadores do AEGostoso, o empresário e jornalista, Emanuel Neri, a 4ª edição tem tudo para superar as expectativas. “O nosso foco é tornar o Festival maior a cada ano. Estamos com grandes expectativas para que a edição supere os números do ano anterior. E, assim, fique bem posicionado no calendário de eventos do Estado”, declara Emanuel Neri.

“Nosso compromisso é, junto com todos esses parceiros, fortalecer o Festival ano após ano. É um evento relevante e necessário à cidade, em vários aspectos, sejam eles econômicos, sociais e culturais. Afinal, se somos “comedores de camarão”, que saibamos oferecer o melhor da nossa gastronomia”, finaliza João Eudes, vice-prefeito de São Miguel do Gostoso.