Especialistas do RN exploram oportunidades de negócio em Coquimbo, no Chile

Publicado por Redação em 10 de julho de 2024

Compartilhe:

O diretor da Decanter Natal, Luis Montanares (na ponta esquerda), com empresários chilenos e o sommelier e consultor de vinhos, Jaime Lourenço (5º da esquerda para a direita) (Foto cedida)

O Nordeste brasileiro, com seus mais de 57 milhões de habitantes, representa um mercado em constante crescimento e demanda por vinhos e destilados de qualidade. Os consumidores brasileiros, cada vez mais interessados em produtos premium e experiências gastronômicas de alto nível, representam um mercado promissor para as empresas vitivinícolas e de pisco da região de Coquimbo, no Chile.

Como parte das ações definidas pelo projeto Red Mercado “Promoção, Comercialização e Enoturismo”, da Corfo, e executado por Codesser e a Associação Enoturismo Chile, empresários e especialistas em comercialização do Nordeste brasileiro visitaram a região para avaliar o potencial exportador e estabelecer futuras alianças comerciais com as empresas participantes desta iniciativa. A visita se concentrou nos Vales de Elqui e Limarí, reconhecidos internacionalmente por sua produção vitivinícola e de pisco de alta qualidade.

Os especialistas, liderados pelo empresário e diretor da Decanter Natal, Luis Montanares, e o sommelier e consultor de vinhos, Jaime Lourenço, percorreram, durante uma semana, as sete empresas vitivinícolas e produtoras de pisco participantes do projeto: Cavas del Valle, Los Nichos, Pisquera Aba, Viña Ocho Tierras, Tololo, Limarí Wines e Waqar, realizando entrevistas no local e conhecendo, em primeira mão, os processos produtivos, de promoção e comercialização de seus produtos, bem como das experiências enoturísticas que oferecem atualmente.

Segundo Luis Montanares, na visita foi identificado um enorme potencial no enoturismo e na produção de vinhos e piscos da região. “O produto está pronto. Só é necessário melhorar alguns aspectos, como a comunicação nos canais adequados e a integração de serviços chave na oferta atual que possam satisfazer as demandas do turista e consumidor brasileiro”, declarou.

 

A participação dos especialistas brasileiros visa a identificar o potencial de negócios para abrir novos mercados no Brasil e ligá-los ao enoturismo. Segundo o diretor regional da Corfo, Andrés Zurita, esta é uma oportunidade valiosa para gerar estratégias específicas para mercados que são tão importantes quanto o brasileiro, que permite não só vender a produção, mas também convidar, “através de nossos produtos emblema, a visitar as vinícolas e desfrutar de tudo o que a região tem para oferecer, como vinhos, piscos e gastronomia”.

No final da visita dos especialistas, foi realizado um workshop para divulgar as principais características e estratégias de introdução ao mercado brasileiro. “Esse país é um dos maiores consumidores de conteúdo digital no mundo, com uma população altamente conectada e ativa nas redes sociais. Para ingressar com sucesso os produtos da região de Coquimbo, é fundamental compreender a importância do marketing digital e da produção de conteúdo personalizado para o público local”, explicou Jaime Lourenço.

Nesse sentido, Rodrigo Alarcón, gerente de operação e turismo da Viña Cavas del Valle, destacou a importância da visita dos especialistas. “O turista brasileiro possui qualidades únicas, chega direto à vinícola depois de saber através das redes sociais ou de diferentes plataformas onde se fala de nossos vinhos, é um turista conhecedor do destino, se informa, vai ao lugar preciso, busca o produto que quer degustar e, portanto, exige um nível de preparação maior”, analisou.

A diretora regional da ProChile, Paola Vásquez, salientou a importância de explorar o mercado do nordeste brasileiro. “Esses destinos estão sendo pouco trabalhados não só pela Região, mas pelo país. Com este workshop, nos foi dado um passo a passo de como visualizar a oferta existente na região e como poderíamos chegar de melhor forma a ocupar um lugar importante na comercialização do vinho e pisco”, disse.

O intercâmbio entre especialistas brasileiros e empresas vitivinícolas de Coquimbo marca o início de uma colaboração estratégica, que busca aproveitar as oportunidades de crescimento no mercado brasileiro e fortalecer o posicionamento da região como destino enoturístico de classe mundial.