Grand Cru promove memorável degustação com vinhos da Mas Martinet

Publicado em 26 de maio de 2014

Compartilhe:

Inaugurada há pouco menos de um mês, o wine bar da loja da Grand Cru, no Shopping Sea Way, em Capim Macio, promoveu uma degustação de alto nível na última sexta-feira, 23, com vinhos tops da vinícola espanhola Mas Martinet Viticultors, que desde 1986 elabora grandes tintos na região do Priorato.

 
Para abrilhantar ainda mais a noite, os convidados tiveram o privilégio de contar com a presença de Magi Batllevell, diretor de exportação da viníciola, que apresentou os quatro vinhos escolhidos para a ocasião: o Els Escurçons 2009, o Clos Martinet 2005, o Clos Martinet 2009 e o Clos Martinet Cami Pesseroles 2009. Quem também participou do evento foi Camilla Perossi, do marketing da matriz da Grand Cru, em São Paulo.

 
Avaliado com 95 pontos pelo crítico Robert Parker, o Els Escurçons 2009 é um vinho que passa 18 meses em barricas de carvalho francês e tem na sua composição as uvas Grenache e Carignan. Esse vinho agradou em cheio ao seleto grupo de convidados da Grand Cru, por apresentar um ótimo aroma de frutas vermelhas maduras, chocolate e até um mentol. Na boca é um vinho másculo com taninos pronunciados e de sabor marcante com toques de café,
couro e ameixa. Ele ainda vai evoluir muito com o passar dos anos.

 
O segundo vinho degustado foi o Clos Martinet 2005, que recebeu de Robert Parker 93 pontos. Elegante e estruturado, esse vinho tem grande potencial de envelhecimento e apresenta aromas de frutas vermelhas e couro. Na boca é frutado com taninos maduros. Escolta muito bem um carré de vitela e até um Kobe Beef, mas é ótimo sozinho. Ele amadurece por 22 meses em barricas de carvalho e é elaborado com as uvas Grenache (40%), Syrah (25%), Cabernet Sauvignon (20%) e Carineña (15%).

Camilla Perossi (esq.), do marketing da matriz da Grand Cru, em São Paulo, participou da degustação.

Mas a grande expectativa da noite estava mesmo voltada para o Clos Martinet 2009, vinho que recebeu nada menos que 97 pontos de Robert Parker. É um vinho apaixonante, sedoso, frutado e com taninos bem marcantes apresentando toques de ameixa e alcaçuz. Ele amadurece por 22 meses em barricas de carvalho e é elaborado com as uvas Grenache (40%), Syrah (25%), Cabernet Sauvignon (20%) e Carineña (15%). É ideal para escoltar cordeiro assado, embutidos e até cozidos com carnes de sabor intenso. Sem dúvida, um grande vinho espanhol, que custa no Brasil cerca de R$ 500,00.

   
Outro belo exemplar da Clos Martinet foi o último vinho da degustação, o Cami Pesseroles 2009, que também recebeu uma nota alta de Robert Parker, com 96 pontos. Feito com as uvas Grenache e Carignan, esse belo vinho tem uma cor de cereja com tons violáceos, revelando uma elegância impressionante. Na avaliação olfativa, ficam evidentem os aromas de frutas vermelhas com notas de framboesa, baunilha e especiarias. Na boca é super agradável, com taninos vivos, boa acidez e um final longo. Destaque para as notas de tostado e uma certa mineralidade. Um vinho também especial!

 
Encerrada a degustação, entrou em cena a equipe da cozinha do wine bar, que tem como consultora a chef Cacau Wanderley, do restaurante A Cozinharia.  O serviço começou com uma delicada Moqueca de frutos do mar com arroz de coco, que estava deliciosa. A harmonização foi perfeita com aromático vinho branco espanhol Emina Sauvignon Blanc 2010, da vinícola Emina. 

 
O segundo prato foi uma Polenta Cremosa trufada com ragu de cordeiro e cogumelos frescos. O vinho que acompanhou essa iguaria foi o tinto Menut 2010, da Mas Martinet, um corte de Cabernet Sauvignon (10%), Carignan (15%), Grenache (50%), Merlot (10%) e Syrah (15%). A agradável e surpreendente noite foi finalizada com uma Mousse de bacuri de sobremesa, que estava incrivelmente deliciosa. 

 

Grand Cru Seaway
Av. Engenheiro Roberto Freire, 1850
Shopping Seaway (Loja 09)
Capim Macio – Natal/RN
Fone: (84) 2030-9599