Lóca lança novos pratos em Pipa

Publicado por Rodrigo Hammer em 25 de junho de 2021

Compartilhe:

Filé Rossini (Foto: Ewerton Santos)

Destaque do polo gastronômico de Pipa desde que abriu as portas, em janeiro deste ano, o Lóca – Mar, Terra e Ar traz novidades para um cardápio já conhecido por quem valoriza o “terroir” local. A proposta que é contemporânea em sua essência imprime referências variadas e convergentes na formação da identidade que o restaurante já conquistou.

Matheus Brito e Marcos Nery inovam mais uma vez o menu do Lóca (Foto: Rafael Santos)

Os novos pratos passam, atualmente, a incluir ingredientes como ostras, laticínios, algas marinhas e cordeiro. Todos de procedência do RN, reconhecidamente comprovada. “Incluímos o ouriço local, a fim de colocar em evidência a produção do nosso litoral”, ressalta Matheus Brito, proprietário do Lóca junto com Marcos Nery. Segundo o chef, a ideia é firmar a cultura do menu degustação por meio da casa, algo ainda incipiente na região.

 

Amigos há quase dez anos, os chefs Marcos e Matheus propõem uma cozinha diferente a partir de suas origens: o primeiro possui formação em Gastronomia em São Paulo e trabalhou com chefs respeitados, como Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Alex Atala, além de ter passado pelo Le Grill, na Argentina. E Matheus tem experiência em restaurantes de São Paulo, Brasília e Lima, no Peru, onde integrou a equipe do Astrid y Gaston, do chef Gastón Acurio, um dos mais renomados do mundo. Ele também passou pelo OSSO Carnicería y Salumeria do renomado chef Renzo Garibaldi, que é estrela nas listas dos melhores da América Latina ano após ano.

Nhoque de banana da terra com ragu de cordeiro, gremolata de hortelã e tempurá de alga marinha (Foto: Ewerton Santos)

Entre as novidades, os chefs destacam a entrada de ovas douradas com sagu de coco e aioli de limão siciliano. Outra opção em destaque é o Nhoque de banana da terra com ragu de cordeiro Patriota, Fonduta de ricota da Fazenda Cajú em Ceará-Mirim e Tempurá de algas da Ostramar.

Fideuà de camarão com coração de galinha e bacon (Foto: Ewerton Santos)

Quase todos os pratos à la carte do Lóca possuem o mesmo tamanho daqueles incluídos no menu degustação em quatro etapas: as entradas, uma fria, a outra, quente, antecedem ao prato principal escolhido entre três opções, e a sobremesa entre duas também. O restaurante usa a estratégia de oferecer porções menores, a fim de que o cliente seja motivado a provar mais de um, alternando-se entre as diversas opções, se o serviço escolhido for na versão “à la carte”.

Comida contemporârea de autor é a proposta do Lóca (Foto: Ewerton Santos)

Especialista em sobremesas, Matheus Brito incluiu o delicioso Café com leite, releitura do clássico argentino Tres leches, com vários elementos lácteos acrescidos de óleo essencial de café e valorizados pela presença das texturas em evidência. Esse doce passa a conviver com a estrela da casa, o Pudim ao cubo: três texturas de pudim na mesma sobremesa para deleite de quem experimenta.

 

A carta de vinhos e espumantes, por sua vez, é composta de rótulos nacionais da casa Almejo e chilenos da casa Gran Verano. A taxa de rolha, bastante em conta, é cobrada.

Ambiente aberto é ideal para esse período de pandemia (Foto: Rafael Santos)

O Lóca funciona de quarta a domingo, das 18h às 22h. Recomenda-se fazer reservas, pois a casa só dispõe de sete mesas. O delivery funciona normalmente junto à janelinha takeaway, setor de lanches rápidos reservados em cardápio à parte. No Instagram do restaurante, um link na bio dá acesso ao WhatsApp.

Lóca – Mar, Terra e Ar
Av. Baía dos Golfinhos, 234
Villa Kanto da Pipa
Pipa – Tibau do Sul/RN
Fone: (84) 99146-4135
Instagram: @loca_pipa