Na NWines, Gilvan Passos ministra curso sobre vinhos franceses inéditos no Brasil

Publicado por Isabela Santos em 03 de fevereiro de 2020

Compartilhe:

Grande região francesa é escolhida para próxima aula realizada na N Wines

Os participantes do próximo curso realizado na loja e importadora N Wines terão a oportunidade degustar vinhos inéditos no Brasil. Na quarta-feira (5), o sommelier Gilvan Passos conduzirá o público por uma Viagem à Occitânia, maior região vinícola do mundo, situada no sul da França.

Sommelier aborda região vinícola ainda pouco conhecida

A aula vai começar às 19h30 e contará com mesa de aperitivos da Best Platter. As vagas são limitadas e os ingressos custam R$ 120. “Vou explicar sobre cada vinho, o produtor e a maneira como é elaborado”, antecipa Gilvan Passos, ao avisar que quatro vinhos de denominações diferentes serão apresentados.

Best Platter terá mesa de aperitivos no local durante evento

O primeiro será Signargues Côtes-du-Rhône Villages, de vinhas velhas. Segundo o especialista, trata-se de uma bebida de altíssima qualidade, um vinho concentrado potente e bem territorial, com “muito poder, concentração e complexidade”.

Na aula também aparecerá o Château Grand Chêns, de Brulhois, uma denominação de vinhos negros, os quais são classificados pelo especialista como “concentrados e muito selvagens”.

 

Mas Des Étoiles vem da denominação de Cahors, terra natal do Malbec e também será degustado. “As pessoas pensam que a uva malbec é da Argentina, mas ela é do Sul da França. E os vinhos produzidos por ela são completamente diferentes dos adocicados produzidos na Argentina”, Gilvan desmistifica.

E, trazido especialmente para o evento, o elegante Domaine Chiroulet Grande Reserve, da denominação Gascogne, será o de safra mais antiga, de 2012.

 

Os vinhos presentes na aula-degustação são feitos com uvas distintas, de denominações distintas. Gilvan Passos explica que a região escolhida produz 33% de todo o vinho francês, mas apesar disso é pouco conhecida ainda até mesmo pelos apreciadores de vinhos, porque foi formada a partir da união de outras regiões (Languedoque-Rossilhão e Sul-Pirenéus), em 2016.

“As regiões uniram forças para exportação. Faremos um verdadeiro passeio pela Occitania, que tem rica gastronomia e é ponto turístico muito importante, com montanhas, lagos, castelos. Ela engloba a Côte d’Azur, destino preferido dos franceses durante o verão”, conta o sommelier.

Sala de eventos na N Wines pode ser reservada para cursos

 

N Wines
Av. Gov. Tarcísio de Vasconcelos Maia (Integração), 2179
Candelária – Natal/RN
Fones: (84) 2030-0067/ 99838-0241
Instagram: @nwinesbr