Gilvan Passos participa como jurado da 9ª Grande Prova de Vinhos do Brasil

Publicado por Rodrigo Hammer em 28 de setembro de 2020

Compartilhe:

O consultor Gilvan Passos será o único representante do Nordeste no júri da 9ª Grande Prova Vinhos do Brasil, que acontecerá entre 26 e 29 de outubro, no Hotel Vila Galé, Rio de Janeiro.

Gastrólogo, colunista e crítico de vinhos, Passos é formado pela WSET – Wine & Spirit Education Trust de Londres e pela ISG – International Sommelier Guild dos Estados Unidos. Já possui livro lançado sobre o tema, um DVD e, hoje, ministra cursos online para todo o País.

Gilvan Passos é autor do DVD “Viagem ao Universo do Vinho”

É o segundo ano consecutivo em que Gilvan integra o evento, considerado a maior prova de vinhos brasileiros, realizada às cegas e organizada pelo Grupo Baco Multimídia, além de várias entidades do vinho do Brasil.

Para os enólogos, trata-se de uma oportunidade preciosa, já que os participantes têm a oportunidade de comparar os seus produtos com o que está sendo produzido no Brasil. A comissão julgadora, por sua vez, é formada por profissionais idôneos e que dão condições para uma avaliação adequada da situação de qualidade e diversidade da produção nacional.

Consultor também escreveu o livro “Despertar para o Vinho”

“Para mim, é uma honra poder representar o segmento do vinho em nosso Estado e, ao mesmo tempo, me atualizar diante de tantas novidades que são normalmente apresentadas por lá”, comentou. Em sua primeira edição de 2012, a Prova recebeu 284 amostras de vinhos de 46 vinícolas, atingindo em 2019 seu recorde absoluto de 1072 amostras, com números auditados, sendo 1034 vinhos e 38 sucos de uva, de 122 vinícolas. Estes, tiveram sua primeira participação em 2016 e, neste ano, será realizada a 5ª Grande Prova S ucos de Uva do Brasil.

Gilvan Passos durante o lançamento do seu livro

Na edição 2020, além de as vinícolas terem a oportunidade de já apresentarem alguns produtos da safra atual, considerada a melhor de todos os tempos, o número de categorias ganha mais quatro novidades, totalizando 42: o espumante tinto, e três classes de orgânicos/naturais/biodinâmicos: tintos, brancos e espumantes.

9ª Grande Prova Vinhos do Brasil
Período: 26 a 29 de outubro
Local: Hotel Vila Galé, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: gpvb@bacomultimidia.com.br