O Bule completa dez anos reafirmando a cozinha de vanguarda da chef Sônia Benevides

Publicado por Redação em 24 de novembro de 2021

Compartilhe:

Peixe Guaiubinha é servido com “escamas” de banana da terra, creme de sururu e caviar de coco (Foto: Rogério Vital / Deguste)

Texto: Ramon Ribeiro

Referência de cozinha de vanguarda no Rio Grande do Norte, O Bule está novamente de portas abertas depois das merecidas férias da chef e proprietária Sônia Benevides. O retorno às atividades marca o aniversário de dez anos do restaurante. E para celebrar o momento, nada melhor do que boas surpresas.

 

Localizado em uma chácara às margens da Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, O Bule segue com seu ar bucólico incrível, que pode ser apreciado tanto da área externa quanto do salão, que ganhou novo mobiliário. Tudo para deixar o ambiente ainda mais confortável para os visitantes.

O famoso menu confiance – único serviço que a casa trabalha – também foi repaginado. Há opções com nove e quatro etapas, dependendo do tamanho do grupo que faz a reserva. Grupos com mais de 12 pessoas, por exemplo, Sônia opta por servir o menu mais curto, a fim de garantir a mesma atenção aos detalhes.

Duo de almôdega de caranguejo com maionese de moqueca, mil folhas de macaxeira com carne de sol na nata e caviar de coentro (Foto: Rogério Vital / Deguste)

“Pela cozinha que eu pratico, rica em detalhes, o melhor serviço é o de menu confiance, porque assim consigo trazer vários elementos para contar uma história que seja coerente com o lugar que estou, os ingredientes e a minha própria trajetória”, explica a chef.

Dentre algumas das novidades no menu, estão o Peixe Guaiubinha (servido com “escamas” de banana da terra, creme de sururu e caviar de coco) e o Globo de Umbu (inspirado na umbuzada). “É um menu que passeia por várias memórias. Até porque, estou trabalhando dentro da casa onde passei boa parte da minha infância”.

Salão principal ganhou novo mobiliário para deixar o ambiente ainda mais confortável (Foto: Rogério Vital / Deguste)

Sôninha é Bacharel em Gastronomia pela Faculdades Integradas Associação de Ensino de Santa Catarina (Assesc), Mestrado em Ciências Gastronômicas na Universidade NOVA, de Lisboa, e formação em Cozinha de Vanguarda no Basque Culinary Center, na Espanha. Na Europa, fez estágio no bar do renomado chef José Avillez, com duas estrelas Michelin. No Rio Grande do Norte, além d’O Bule, presta consultoria para importantes restaurantes de Natal.

Costela bovina com molho rôti, quiche de queijo coalho defumado e figo (Foto: Rogério Vital / Deguste)

A chef potiguar conta que é muito visual e, por isso, toma muito cuidado com a finalização dos pratos. “Acredito que também se come com os olhos”, afirma. As suas inspirações vêm de fotos, poesias, músicas e também da paisagem do ambiente em que vive. “Tenho apreço pelos produtos que nos cercam. Gastronomia é cultura, é uma forma de mostrar um pouco do lugar em que estamos”.

Globo de Umbu é inspirado na tradicional umbuzada (Foto: Rogério Vital / Deguste)

Sônia descobriu a Cozinha de Vanguarda por curiosidade, o que lhe permitiu entender a química dos alimentos e os processos de cocção. “Faço uso de técnicas como sous vide, cozimento em baixa temperatura, fermentação e nitrogênio líquido. São processos que me permitem brincar. Penso que a cozinha tem que ser um pouco lúdica sim”, argumenta a chef. “Essas técnicas também permitem criar pratos que fazem o cliente sair um pouco do automático, ser pego com algumas surpresas, ficar mais atento ao que está comendo”.

Restaurante mantém clima bucólico às margens da Lagoa do Bonfim (Foto: Rogério Vital / Deguste)

O Bule funciona sexta e sábado para almoço e jantar, e domingo apenas para almoço, das 12h30 às 17h. O atendimento é apenas mediante reserva (pelo WhatsApp (84) 99179-1255). O restaurante dispõe de água, refrigerante, suco, cerveja e caipifrutas. Os clientes podem levar vinho sem cobrança de taxa de rolha.

O Bule
Av. Doutor Severiano Lopes da Silva, 118
Lagoa do Bonfim – Nísia Floresta/RN
Reservas: (84) 99179-1255
Instagram: @obulebonfim