Notícias
Página anteriorO Funchal
O bairro do Tirol ganhou um restaurante especializado em comida portuguesa. Desde fevereiro deste ano, os empresários Andreia Lopes, natural de Santa Catarina, e o esposo Paulo Lopes, que é de Portugal, estão recendo clientes na casa batizada de O Funchal. O nome é homenagem a uma tradicional embarcação portuguesa, na qual Paulo trabalho durante anos.
![]() |
“Em 1998, eu vim para Natal na Funchal, embarcação em que trabalhava na cozinha e aprendi com chefs do mundo inteiro. Por esse motivo, resolvi prestar essa justa homenagem”, revela Paulo Lopes. Ele e a esposa tinham um restaurante em Ponta Negra, no entanto, o Dom Kebab, que funcionava no Shopping Top Center, tinha proposta diferente, reunindo pratos de vários países diferentes.
![]() |
“Agora, resolvemos nos dedicar a um projeto mais intimista, em uma casa mais aconchegante e que permita que tenhamos ainda mais capricho na preparação dos pratos”, conta Andreia Lopes. Por esse motivo, os empresários decidiram sair de Ponta Negra e abrirem o novo restaurante na rua Apodi.
![]() |
![]() |
![]() |
De acordo com eles, O Funchal é totalmente voltado para a cozinha portuguesa e, principalmente, para peixes. “Podemos dizer que 80% do nosso cardápio é de peixes. Temos, por exemplo, pratos com salmão, pescada, dourado, robalo, corvina e até mesmo caldeirada de bacalhau”, conta Paulo Lopes, que comanda a cozinha do restaurante.
![]() |
Além da variedade de peixes, a casa está apostando em novidades como apresentações diferenciadas. Uma delas é o Robalo ao Funchal, prato em que o peixe é assado inteiro com uma camada de sal grosso com ervas aromáticas e que vai à mesa do cliente literalmente em chamas. “Esse tem sido sucesso porque nós colocamos fogo em cima da camada de sal e levamos para a mesa, chamando atenção de todos que estão no salão”, destaca.
![]() |
Outro prato que é exclusivo do restaurante é o Bacalhau ao Nuno. O prato foi desenvolvido pelo filho de Paulo Lopes, o jovem Nuno Miguel Lopes, que mora em Portugal e faz curso de chef de cozinha e confeiteiro. O Bacalhau ao Nuno é uma posta de bacalhau coberta com purê. Apesar de focar nos peixes, o restaurante tem ainda em seu cardápio opções de carnes. No horário do almoço, também é montado um buffet de self-service que tem atendido às pessoas que trabalham na região de Tirol e Petrópolis. A casa abre de segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 14h30 e 19h à 0h. Aos sábados, abre das 11h às 15h e das 19h às 0h. Já aos domingos, abre das 11h às 15h.
O Funchal
Rua Apodi, 712
Tirol – Natal/RN
Fone: (84) 2020-2171
8891-2661 (Andreia) / 9928-3939 (Paulo)









