Notícias
Página anteriorO hábito do cafezinho vem sendo retomado aos poucos
Se tem uma coisa que é motivo de saudades para milhões de brasileiros e brasileiras é aquele encontro no fim de tarde para apreciar um bom cafézinho. A pandemia modificou hábitos entre consumidores em todo país, mas essa bebida tão presente na nossa rotina continuou sendo companheira no isolamento social. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), houve um aumento de 35% no consumo na pandemia.
Com a recente retomada dos serviços de cafés em Natal, os empreendimentos estão tendo que se reinventar para atender aos clientes com segurança, conforto e qualidade. A ABIC revela que esse consumo de café fora de casa representava, antes da pandemia, 34% do total da produção nacional. O medo da exposição e contaminação tem feito com que as pessoas ainda estejam receosas com esse retorno, mas empresários do segmento no Natal Shopping explicam que toda a estrutura de seus cafés foi adaptada e a desinfecção vem sendo efetuada regularmente para garantir a segurança necessária na hora do cafézinho.
“O ambiente de shopping é muito seguro por todas as recomendações e cuidados que estão sendo tomados, tanto por nós, lojistas, quanto pela administração. É um ambiente controlado que atende a todos os protocolos exigidos. Além disso, há na nossa equipe uma nutricionista que cuida da qualidade e desinfecção dos alimentos. E seguimos com rigor na higienização com álcool dos materiais coletivos, que já era realizada mesmo antes da pandemia”, explica o diretor do Café São Braz Natal Shopping, Rodrigo Coutinho.
Tárik Puggina, proprietário da franquia do Havanna Café destaca a preparação da estrutura e do atendimento para esse novo momento: “nossas mesas estão separadas com a distância segura entre elas, assim como recomendado. As atendentes usam máscaras de tecido e acrílico, além de aventais e luvas. Também instalamos proteção de acrílico no caixa e disponibilizamos álcool em gel para os clientes”, explica.
De acordo com ele, a limpeza que já era rigorosa, foi reforçada. “As mesas, cadeiras e cardápios são higienizados constantemente. Outra medida que tomamos foi a criação de um QR Code que possibilita o uso virtual do nosso cardápio. Também facilitamos as formas de pagamento, que pode ser realizado por aproximação ou pela maquininha, que passa por desinfecção sempre depois do uso de cada cliente”, completa Tárik.
Todo o ambiente do shopping é atendido com protocolos preventivos e tecnologias especializadas para reforçar a sanitização do equipamento. Equipamentos e produtos de higiene regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) são utilizados a cada três horas em todo o empreendimento, principalmente nas áreas muito tocadas, como corrimãos, botões de elevadores, balcões e mesas, além dos banheiros, praças de alimentação e máquinas de autoatendimento.
Funcionamento
De acordo com Decreto Municipal, o Natal Shopping opera em horário reduzido, todos os dias das 11h às 21h, com limitação de 50% da capacidade de ocupação. Ao acessar o shopping, lojistas, colaboradores, fornecedores e também clientes devem usar máscaras e têm suas temperaturas corporais aferidas por um termômetro digital infravermelho. Todos aqueles que registrarem mais de 37,8ºC seguirão os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e não poderão acessar o complexo de lojas.