Publicado em 06 de agosto de 2012
Fotos: Rogério Vital / Deguste
O Chef’s Delicatessen Bistrô, em Ponta Negra, viveu uma noite especial na última sexta-feira, dia 03/08, quando recebeu, para preparar um jantar exclusivo, o chef francês Christian Le Squer, que tem três estrelas na mais cobiçada referência gastronômica do mundo, o Guia Michelin.
Clique aqui e veja mais fotos do evento!
 |
 |
|
Polpa de tomate e sorvete de mostarda Meaux |
Sirigado à la emulsão de batatas trufadas |
Christian Le Squer comanda a cozinha de um dos restaurantes mais tradicionais e antigos de Paris, o Pavillon Ledoyen, fundado em 1791, e que fica localizado em um dos endereços mais charmosos daquela cidade, próximo aos jardins da Champs-Élysées. Criativo e com amplo domínio das técnicas culinárias, que requer muita precisão na elaboração dos pratos, o chef só trabalha com produtos de procedência e de boa qualidade.
Ao preço individual de R$ 280,00 incluindo as bebidas, Le Squer elaborou um menu degustação para 60 pessoas, utilizando produtos franceses que ele trouxe e ingredientes locais para dar um toque mais tropical. E os clientes estavam visivelmente ansiosos para conhecer a gastronomia de um chef três estrelas. Antes do jantar começar, porém, o sommelier da casa, Fábio Farah, recepcionou a todos com taças do espumante brut da vinícola Rio Sol.
O menu degustação começou com uma interessante entrada, que o chef chamou de Refrescante de polpa de tomate e sorvete de mostarda Meaux., harmonizada com o espumante brut rosé da Rio Sol. Um prato leve e equilibrado devido ao sabor menos pronunciado do tomate, em sintonia com a leve picância da mostarda francesa.
Mas foi no primeiro prato principal que Christian Le Squer começou a mostrar as qualidades de um grande chef, ao apresentar um maravilhoso Sirigado à la emulsão de batatas trufadas, que casou perfeitamente com o vinho francês Petit Bourgeois, um Sauvignon Blanc leve e delicioso, fácil de beber. O peixe ficou com uma textura muito macia e de sabor delicado entre a terra e o mar devido à presença do molho à base de trufa negra. O purê meio rústico de batatas mal amassadas também estava muito bom. Um prato simples, porém bem elaborado.
 |
 |
|
Chef Le Squer prepara caprichosamente um dos seus pratos… |
…a Galinha Caipira com Foie Gras em Pastilha |
Na sequência da noite, foi servida uma instigante Galinha Caipira com Foie Gras em Pastilha, bem harmonizada com o vinho Côtes Du Rhône Villages, do produtor Clerget. Esse vinho, produzido no sul da França, recebeu 90 pontos de Robert Parker e da Wine Spectator. Já a galinha estava muito saborosa e foi preparada desfiada e cozida em molho com suco de laranja, cenoura, limão francês e coentro, e misturada com pastilhas de foie gras e nove especiarias. Depois, a galinha foi envolta em uma finíssima massa filo e frita com manteiga clarificada. Acompanhava a galinha um mix de folhas com vinagrete de limão com mostarda Meaux.
 |
|
Icebergue de frutas vermelhas e tropicais e baunilha foi servido como sobremesa |
O jantar foi encerrado com uma sobremesa muito leve, um Icebergue de frutas vermelhas e tropicais e baunilha, escoltada pelo vinho do Porto Noval, um ruby bem feito pela Quinta do Noval. Nessa sobremesa, Le Squer fez um merengue cozido no vapor e que depois foi maçaricado e recheado com frutas vermelhas e tropicais. E sobre as frutas foi colocada uma delicada espuma de chocolate branco. No fundo do prato havia pedaços de pistache espalhados em um Crème Anglaise de baunilha.
No final da degustação, Christian Le Squer agradeceu a presença de todas as pessoas que foram conhecer um pouco do trabalho que ele faz com muita competência em Paris. Ele disse que o jantar daquela noite só foi possível de ser bem executado por causa da ajuda e do comprometimento da equipe de cozinheiros do Chef’s Bistrô, tendo à frente a jovem chef Adriana Barros.
Todos os pratos servidos no jantar foram devidamente apresentados pelo chef. Depois, o sommelier Farah falava um pouco sobre o vinho que seria harmonizado. Para o empresário José Carlos Morais, dono do Chef’s Bistrô, Natal viveu uma noite gastronômica inesquecível. “Foi uma experiência única que me deixou muito feliz porque o evento foi prestigiado pela cidade e o chef Christian ficou muito satisfeito”.
 |
|
Sommelier Fábio Farah apresentou os vinhos da noite aos participantes do jantar |
Para a chef Adriana Barros, a experiência de trabalhar com um chef três estrelas é enriquecedora para qualquer profissional da área: “Apesar do pouco tempo em que estivemos juntos (foram apenas dois dias), deu para eu aprender muito com ele. Fiquei muito feliz com essa experiência”.
Clique aqui e veja mais fotos do evento!