Observatório do Café cresce como escola, torrefador e cafeteria

Publicado por Redação em 31 de agosto de 2022

Compartilhe:

Observatório do Café ministra cursos para baristas e promove workshops de latte art e drinks

Texto: Ramon Ribeiro

Macauense, Valdick Oliveira lembra bem dos tempos de criança quando passava as férias na casa da avó, em Nova Cruz. Nesse tempo, assistia no quintal à matriarca torrar o café cru, que trazia da feira. Naquela época, ele ainda não gostava da bebida. Técnico em Elétrica e Automação Industrial, funcionário da Petrobras desde 1985, Valdick só foi se interessar por café aos 40 anos, morando em Macaé (RJ). Dos encontros com amigos nas cafeterias, pegou gosto pela bebida e passou a estudar toda a cadeia produtiva. Conclusão: formou-se barista e mestre de torras. Hoje, aposentado, voltou a Natal e desenvolve um projeto de vida novo, o Observatório do Café.

Waldick e a esposa Elayne comandam a cafeteria, que trabalha com 10 métodos de preparo de café

A empresa existe desde 2020. Iniciou oferecendo cursos técnicos e consultoria. Na pandemia, começou a torrar cafés especiais para alguns estabelecimentos locais. Há um mês abriu a própria cafeteria, comandada por Elayne, sua esposa, que além de barista é formada em Nutrição. “O Observatório do Café, hoje, atua em três frentes: é uma escola, espaço de torrefação e cafeteria”, define Valdick. A empresa está localizada na Avenida Antônio Basílio, nº 2099, em Lagoa Nova.

Detalhe do ambiente interno da cafeteria

A cafeteria trabalha com grãos de 20 produtores diferentes, vindos das regiões brasileiras mais respeitadas no segmento de cafés especiais, como o Cerrado Mineiro, Mata de Minas, Chapada Diamantina e Caparaó. Mas produtos de novas áreas que têm se destacado recentemente, como Pernambuco, também estão no catálogo. Valdick faz uma curadoria bem próxima dos produtores. Ele está sempre fazendo provas, visitando as fazendas, conhecendo plantações e a estrutura.

 

São 10 métodos de preparo. Alguns, como o origami e o april brewer, o cliente só encontrará em Natal no Observatório do Café. Há ainda espresso simples e duplo, capuccinos italiano e caramel, mocha, macchiato e capputella, além das opções de café gelado.

Croissant caprese com creme de ricota, pesto, tomate e rúcula

O cardápio oferece croissants (fabricação da Casa Nacre), do tipo tradicional ou com recheio. Destaque para o brie (queijo brie, parma e mel), americano (bacon, queijo e ovo), caprese (creme de ricota, pesto, tomate e rúcula) e o tentação (chocolate e morangos). Também fazem sucesso as quiches, como as de cebola com gorgonzola e a de carne de sol na nata. Há ainda opções veganas de empadas e pastéis de forno. De doces: diversos tipos de bolo, torta, brownie e cookies.

Equipamentos para torra de cafés

Na parte de cursos, o Observatório do Café tem turmas para baristas, filtrados domésticos, além dos workshops especiais, como os de latte art e de drinks, com professores convidados de outros estados. Já na parte de torrefação, são torrados em média 300 quilos por mês.

Waldick trabalha com grãos de café de 20 produtores diferentes

O Observatório do Café é consultor e fornece o produto para sete cafeterias em Natal, uma em Santa Cruz, e outra em Nova Cruz. Porém em breve seus cafés também chegarão em Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. Os clientes também podem levar alguns produtos para consumir em casa, como o Café do Triunfo, de fazenda pernambucana, cujo sabor tem notas de frutas vermelhas e fragrância de caju. Ou o Maria Luiza Lacerda, do Espírito Santo, com notas de limão siciliano, chocolate, mel e rapadura.

Cafeteria está muito bem instalada em Lagoa Nova

O funcionamento do Observatório do Café é de terça a sábado, das 14h30 até às 19h. E aos domingos, de 15h até às 19h.

Observatório do Café
Av. Antônio Basílio, 2099
Lagoa Nova – Natal/RN
Fone: (84) 99625-0203
Instagram: @observatoriodocafe