Oitavo Festival Gastronômico e Cultural de Serra de São Bento reúne cerca de 30 mil pessoas

Publicado em 11 de agosto de 2014

Compartilhe:

A oitava edição do Festival Gastronômico e Cultural de Serra de São Bento foi considerado um sucesso para os organizadores e os participantes. O evento, realizado de 6 a 10 deste mês de agosto, reuniu aproximadamente 30 mil pessoas, entre moradores daquela região e turistas de várias cidades potiguares e de outros Estados.

Presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, prestigiou o evento
 
O Festival de Serra de São Bento é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Norte e, neste ano, a Prefeitura da cidade contou com apoio do Senac. O prefeito Emanuel Faustino, em conversa com a Revista Deguste, destacou a importância da parceria, bem como a aplicação do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
 
Prefeito de Serra do São Bento, Emanuel Faustino, e a Primeira Dama Graça Rodrigues
 
“Como gestor, estou muito feliz por ver em Serra de São Bento pessoas capazes de fazer diferente. Com o Pronatec, temos trazido profissionais de outros Estados para estimular e capacitar em vários setores e muitos desses conhecimentos foram aplicados no Festival Gastronômico e Cultural, inclusive, com a mão de obra dos restaurantes locais”, afirma o prefeito Emanuel Faustino.
 
 
A prefeitura de Serra de São Bento contou também com a capacitação do Senac, que ofereceu, por exemplo, treinamentos  nas  áreas  de Manipulação Segura de Alimentos e Apresentação e Montagem de Pratos. Todos de maneira gratuita. No total, de acordo com a organização, nove restaurantes participaram do Festival. O prefeito Emanuel ressalta ainda que todos trabalharam com pessoas da própria cidade.
 
 
Diel Figueiredo, chef de cozinha e um dos coordenadores do evento, ressalta que essa valorização dos moradores estimula a receptividade e, principalmente, fazem com que eles despertem ainda mais o interesse em apresentar seus produtos para os visitantes. A maioria dos restaurantes serviram pratos com itens da cozinha da região.
 
Chefs Diel Figueiredo e Adalva Rodrigues foram destaque no festival
 
“É um desafio montar um festival dessa magnitude, reunindo aproximadamente 30 mil pessoas nos quatro dias de evento. E, além disso, temos que destacar o trabalho pioneiro de conscientizar os pequenos restaurantes de uma pequena cidade a participarem de um festival, mas, felizmente, eles acreditaram e entenderam a ideia e, por isso, o evento foi um sucesso”, disse Diel Figueiredo.
 
 
O 8º Festival Gastronômico e Cultural de Serra de São Bento tem como diferencial o clima frio serrano e, por isso, é um grande estimulador da gastronomia e da enologia. Durante os quatro dias, os participantes lotaram o centro da cidade, sempre degustando uma boa taça de vinho acompanhada dos pratos de restaurantes como Sabores Bistrô, de Natal, Paçoca de Pilão, de Pirangi, e o Galinha da Serra, um dos mais conhecidos da região de Serra de São Bento.
 
 
A empresária e chef Adalva Rodrigues, do Paçoca de Pilão, ressalta que faz questão de participar com o restaurante dos festivais e vai pessoalmente acompanhar todos. “Serra de São Bento está de parabéns mais uma vez por realizar uma festa tão bonita”, disse.
 
A banda Perfume de Gardênia foi uma das atrações do evento
 
O evento ainda oferece atrações artísticas, com apresentações culturais locais e, atrações nacionais, como os forrozeiros Jorge de Altinho e Luan Estilizado, e ainda bandas como Perfume de Gardênia. O Festival também teve desfiles de moda, shows de calouros, gincanas, recitais e, no domingo (11), a tradicional Cavalgada, um dos fortes atrativos do evento.
 
 
“As pessoas gostam do clima maravilhoso de Serra de São Bento e das belezas naturais que Deus nos deu. Então, só temos a agradecer a todos os colaboradores e apoiadores desse projeto, com a certeza de que ele irá continuar cada vez mais forte”, finalizou o prefeito Emanuel Faustino.