Notícias
Página anteriorOs 10 anos de sucesso da A Cozinharia
Texto: Thyago Macedo
Uma década de atividade é marca de destaque em qualquer segmento empresarial. No setor gastronômico, representa a consolidação do sucesso. Neste ano de 2023, mais precisamente em 16 de abril, A Cozinharia celebra aniversário de 10 anos, alcançando o lugar de referência na alta gastronomia potiguar.
A trajetória de sucesso do restaurante é marcada por uma bela história de ousadia, sacrifícios e, acima de tudo, coragem e determinação dos chefs e empresários Cacau Wanderley e Gabriel Camilo.
Em 2013, quando ainda eram professores e ocupavam cargos de gestão no curso de Gastronomia da UnP, eles decidiram abrir um espaço em Capim Macio, com conceito mais intimista, ao melhor estilo “varanda gourmet”. A ideia inicial era ser uma delicatessen, com um mix de gastronomia, tendo menu composto de caldos, molhos e temperos feitos pelos próprios chefs.
Graças ao comprometimento e capricho dos dois, rapidamente a marca se tornou conhecida, passando a ser sugerida entre amigos e, cada vez mais, ampliando a clientela. Em apenas três meses, a delicatessen virou bistrô. Cacau e Gabriel alugaram uma loja ao lado para ampliar o espaço físico que até então comportava apenas 12 pessoas.
Naquele mesmo ano, A Cozinha continuou crescendo e atraindo cada vez mais clientes. Oito meses depois de abrir a delicatessen, o casal de chefs estava alugando o terceiro espaço vizinho ao ponto principal para promover mais uma ampliação. Nessa fase, o restaurante passava a ter 100 lugares e também ganhou uma adega. A partir daí, consolidou-se a escalada rumo ao reconhecimento como um dos principais restaurantes de Natal.
Cacau e Gabriel atribuem o sucesso rápido à comida simples, porém primorosa, e à dedicação que sempre tiveram, inclusive, sacrificando a vida pessoal e o lazer, pois durante o primeiro ano eles mantiveram a rotina paralela com as funções que exerciam na universidade.
Já em 2015, o casal sentiu a necessidade de buscar um local para concentrar a produção e, após surgir a oportunidade de pegar um ponto em Ponta Negra, decidiram dar um passo a mais, abrindo então, em outubro daquele ano, uma segunda unidade de restaurante, chamada A Cozinharia Forneria, tendo como foco a comida italiana.
Nesse período, a responsabilidade de administrar duas cozinhas e duas casas com alto fluxo, somando mais de 40 funcionários, gerou uma sobrecarga profissional e emocional a Gabriel e Cacau. Por isso, no segundo semestre de 2016, avaliaram que a melhor decisão seria unificar os dois restaurantes.
Em dezembro de 2016, fecharam A Cozinharia Forneria e, em 30 dias, montaram a nova estrutura para receber A Cozinharia, que funcionava em Capim Macio. No dia 1º de fevereiro de 2017, a marca passava a ser uma só novamente, no local onde funciona até hoje, na Av. Praia de Muriú, em Ponta Negra.
Inicialmente, os chefs mantiveram os dois cardápios, mas rapidamente perceberam que a demanda do público era maior pelo padrão original que tinha consolidado A Cozinharia em Capim Macio.
Durante esses 10 anos de funcionamento, A Cozinharia também enfrentou grandes desafios. Em 2018, por exemplo, a crise econômica e problemas pessoais trouxeram tempos difíceis, porém, com a mesma determinação e garra que fizeram o restaurante ser sucesso, as dificuldades foram contornadas. Até mesmo a pandemia, claro, afetou o funcionamento do restaurante, mas também permitiu ao casal de chefs recomeçar e se inspirar para a retomada das atividades com ainda mais fôlego.
Em 2022, algumas novidades foram incluídas no cardápio, como o “jantar casual”, com opções como o Risoto Lampião e Maria Bonita com carne de sol e queijo coalho e também a Costela assada na brasa e desfiada com espaguete. Os pratos tradicionais do cardápio, claro, continuam disponíveis, como o Escalopes de mignon ao molho de cabernet com risoto de emmental e ainda o Robalo ao pesto com risoto de limão siciliano e camarão crocante com redução de frutas vermelhas.
A parceria com a loja de vinhos Vinha Vino, criadora da linha Baobá, garante ainda uma excelente carta de vinhos, assim como é possível encontrar n’A Cozinharia uma grande variedade de drinks e ainda de cervejas.
Atualmente, A Cozinharia dispõe de dois ambientes, sendo um climatizado e outro aberto, além de um longe de espera. No total, a capacidade é de 140 pessoas. A casa funciona de terça-feira a sábado, das 18h30 às 23h, sempre com música ao vivo, inclusive com jazz nas quintas-feiras. No sábado, também abre para almoço, no horário das 12h às 15h, tendo no cardápio o complemento da feijoada e da moqueca.
A Cozinharia
Av. Praia de Muriú, 9132
Ponta Negra – Natal/RN
Fones: (84) 2020-5432 e
(84) 99423-6625
Instagram: @acozinharia