Perfil de um Maître: Ítalo Xavier, do Piazza Sicilia

Publicado por Rodrigo Hammer em 28 de setembro de 2021

Compartilhe:

Ítalo Xavier, maître do Piazza Sicilia

O pernambucano Ítalo Xavier, de 38 anos, começa a sua história profissional no Madame Vidal (RJ) como copeiro e depois garçom, de onde partiu para o Quadrucci, no Leblon. Em seguida, trabalhou no Nakombi Rio e em seguida chega ao Rio Grande do Norte, em 2009, quando inicia como cumim no Camarões Restaurante, assumindo, posteriormente, o cargo de maître. Nesse espaço, também concluiu o curso de gestor.

Após o Camarões, Ítalo tornou-se maître do Don Matias Parrilla e do Ô Bar Restaurante, até surgir o convite para o atual Piazza Sicilia, desde 23 de maio de 2021. A sua intervenção foi determinante para conferir o padrão de qualidade pelo qual já é reconhecido o restaurante do Midway Mall. Ítalo também é sommelier e diz ter precisado ganhar a vida desde cedo, aproveitando as oportunidades e passando por diversas funções ao longo da carreira.

“Sempre tive a noção de investir no aprimoramento profissional. Isso me levou a alcançar novas metas e progredir”, reconhece o maître. Outro caminho trilhado como promissor é o empreendedorismo: durante a pandemia, ele chegou a implantar um serviço de delivery na Zona Norte, que proporcionou àquele público conhecer pratos elaborados a um custo mais baixo.

Uma frase da empresária Vânia Bezerra, do Camarões Potiguar, serviu-lhe como inspiração para seguir adiante: “Se o seu objetivo é ser gestor, é preciso ter disponibilidade de servir”. Essa é a receita, segundo ele, para os que desejam trilhar o mesmo caminho no setor gastronômico.

“O maître é aquele que faz o ajuste necessário na equipe e precisa estar atento a tudo, por isso, procuro sempre dar excelência ao atendimento”, justifica. Ele agradece, também, ao empresário Joaquim Rocha, do Piazza Sicilia, que acreditou em seu potencial e hoje lhe serve de incentivo.