Queijeira 504 participa da primeira turma de formação de queijistas

Publicado por Rodrigo Hammer em 05 de dezembro de 2022

Compartilhe:

Verlândia Morais é a única profissional do RN a ter o certificado de Queijista

Boa notícia para quem se interessa pelos encantos do queijo artesanal no Brasil: instituído pela Comerqueijo (Associação de Queijistas do Brasil), o curso de formação de queijistas teve seu primeiro módulo realizado durante o Festival do Queijo Artesanal de Minas, em Belo Horizonte, de 24 a 25 de setembro deste ano. Durante o evento, houve entrega de certificados aos concluintes. Estão previstos mais dois módulos para 2023.

Local é encontro de amanates de queijos artesanais

Quem anuncia a novidade é Verlândia Morais, proprietária da Queijeira 504 e sócia da UNICAFES – União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizada no Mercado da Agricultura Familiar em Lagoa Nova. “Queijista é um profissional capacitado a atender o cliente consumidor de queijos artesanais com segurança e credibilidade, carência bastante observada por quem lida com o setor”, explica.

Os queijos de produção própria da Queijeira 504 são bastante procurados pelos clientes

Conforme a empresária, a definição de “fromagier” ou “queijista” cunhada na França entre 2018 e 2019, terminou sendo trazida para o Brasil a partir de reuniões com lojistas e produtores com representação dos setores, entre as quais a Comerqueijo. Fundada em 2017 e sediada em São Paulo, a Associação de Queijistas do Brasil reúne, atualmente, em torno de 30 lojistas associados de todo o País. Já os parâmetros para o curso começaram a ser estabelecidos em janeiro de 2022.

Certificado de Queijista de Verlândia Morais

O percurso até a formação de queijista envolve conteúdos como a história e geografia do queijo, boas práticas de fabricação, harmonizações com vinhos e cervejas, estatísticas do consumo e manipulação, o que já acontece na Queijeira 504, devido às próprias características de infraestrutura do estabelecimento. “A gente sabe que queijo artesanal não é um produto barato, por isso, precisa estar à altura do que o cliente merece. O ideal seria que todo local que lida com o produto contasse com isso”, observa.

Queijeira 504 comercializa queijos artesanais de vários produtores do país

Outra ideia é que o curso seja também ministrado no modo on-line, a fim de facilitar o acesso aos interessados e diminuir os custos de quem residem em estados distantes da sede da Comerqueijo. As pessoas podem recorrer ao site da Comerqueijo ou Instagram da associação, ou procurar a Queijeira 504 para mais informações.

Queijeira 504
Rua Jaguarari, 2454, loja 504 – Mercado da Agricultura Familiar
Lagoa Nova – Natal/RN
Fone: (84) 99936-0528
Instagram: @queijeira504