Notícias
Página anteriorReal Botequim chega ao coração de Petrópolis

Texto: Ramon Ribeiro
Desde 2007 em Natal, no Shopping Cidade Jardim, o Real Botequim conquistou os natalenses com sua culinária típica de boteco e seu ambiente retrô, alusivo ao espírito boêmio do Rio de Janeiro. A marca abriu, em maio, uma segunda unidade na capital potiguar, na esquina das ruas Trairi e Afonso Pena, no coração de Petrópolis. O fato de estar na rua valorizou ainda mais a proposta do bar, com mesas na calçada – algumas debaixo das velhas árvores do bairro.

“Petrópolis vive um bom momento. Essa esquina, aqui, é bem movimentada. E isso foi o que nos motivou a vir para cá”, diz Paulo Morais, gerente do Real Botequim em Natal desde os primeiros anos (o grupo é de Recife). “Diferente do perfil do shopping, aqui na rua há um ambiente mais informal, descontraído, os clientes são mais boêmios, vêm de bermuda, alguns chegam direto da praia, são moradores do bairro”.

O cardápio do Real Botequim Petrópolis é mais enxuto que o da unidade do Cidade Jardim, no entanto ainda assim é bem variado e com algumas novidades. O cliente vai encontrar, por exemplo, porções de tripinha de porco crocante, isca de fígado acebolado, moela ao vinho. Dos espetinhos, o de cordeiro é o que tem saído mais, assim como o de picanha, camarão e frango com bacon.
Chef consultora da rede Real Botequim, Taci Teti explica que, para a montagem do cardápio, a ideia foi oferecer um toque de refinamento em alguns pratos. Dentre as novidades, estão as panelinhas, que já chegaram fazendo sucesso. A porção é bem generosa e acompanha torradinhas. É ideal para compartilhar. Há panelinha de polvo, de filé quatro queijos e de bacalhau. Outras novidades são o Camarão ao Ramiro, o Filé à Cervejeira e as bruschettas de brie com parma e de pomodoro.

Os clássicos continuam sendo as empadas de queijo do reino, bolinhos de bacalhau, o caldinho de feijão, o croquete de costela (recheado com chouriço português), o kibe, além das coxinhas, que dessa vez são servidas em porção. A cada nova fornada, os garçons desfilam no salão com os petiscos quentinhos na bandeja. É só pedir que eles descem na mesa um, dois, três, quantos o cliente desejar. No cardápio, há ainda opções de salada, sanduíches e sobremesas, como pudim de leite, o bricelet e a cartola.

Na sexta, sábado e domingo, a casa abre para o almoço. São servidos pratos como o Arroz de Costela, a Maminha à moda do chef, o Arroz de Camarão e Peixe e o Filé Chateaubriand, além da sugestão do chef (basta pedir informações ao garçom).

Das bebidas, o chopp Heineken é o carro-chefe, mas há também variedade de cervejas de garrafa (600 ml). Quem quiser pode ir de uísque, licor ou cachaça. A carta de coquetéis conta com drinques clássicos, como o negroni, e versões como o mojito de maracujá, o Tropical Real (gin, hibisco, flor de sabugueiro e tônica) e a caipirinha 3 limões (cachaça, limões taiti, siciliano e cravo, e rapadura). Dos vinhos, várias opções de espumantes, brancos e tintos.

O Real Botequim tem lugar para 110 pessoas devidamente acomodadas. O salão interno tem ar-condicionado para deixar o clima aconchegante, mesmo com as janelas abertas para a rua. As mesinhas da calçada são as mais disputadas. Nos fins de semana, é bom chegar cedo. O canteiro central da rua foi adotado pelo bar e, em breve, vai ganhar um tratamento especial, inclusive com algumas mesinhas. O horário de funcionamento é de terça a quinta, das 16h às 00h. De sexta a sábado, é das 11h30 à 01h. E aos domingos, das 11h30 até 23h.
Real Botequim Petrópolis
Rua Trairi, 701
Petrópolis – Natal/RN
Fone: (84) 3343-1667
Instagram: @realbotequim.petropolis