Notícias
Página anteriorRecanto do Picuí une tradição, acolhimento e muito sabor

Quando se senta à mesa do Recanto do Picuí, em Bananeiras, é fácil se deixar levar apenas pelos sabores marcantes da carne de sol ou pelo ambiente acolhedor. Mas, por trás do restaurante há uma história de luta, tradição e empreendedorismo familiar, que começou há mais de quatro décadas, em meio a uma crise hídrica no sertão paraibano. Quem conta essa história é Henrique Paulo Araújo, atual responsável pelo restaurante, filho dos fundadores Paulo Henriques Araújo e Marilene Cordeiro da Silva Araújo.

O embrião do que viria a se tornar uma das marcas mais respeitadas da gastronomia paraibana surgiu em 1981, quando o casal deixou Picuí, sua cidade natal, para buscar novos caminhos em João Pessoa. Na época, a seca castigava o sertão e a escassez de gado obrigava os marchantes a trazerem animais de fora, encarecendo a carne e tornando inviável manter o negócio que a família tocava há anos: o abate de bovinos e a venda de carne de sol nas feiras livres.

“Papai e mamãe já eram especialistas em carne de sol. Matavam cerca de 50 bois e salgavam tudo, porque não tínhamos geladeira”, relembra Henrique Paulo. Com cinco filhos para criar, Paulo Henrique seguiu o conselho da sogra e foi para a capital vender carne no quilo. A novidade atraiu os muitos filhos de Picuí, que viviam em João Pessoa e sentiam falta do sabor típico do sertão.

Foi assim que, informalmente, nasceu o Recanto do Picuí. Inicialmente, os clientes iam até a casa da família para comprar carne, porém acabavam ficando para almoçar, provar o feijão cheiroso de Dona Marilene e tomar uma cervejinha. A clientela cresceu com o boca a boca, e a casa foi se transformando, aos poucos, em restaurante. “Minha mãe quem teve o insight. Papai era o guerreiro, o operacional”, resume o filho orgulhoso.
O sucesso foi rápido. De 40 quilos de carne por semana, passaram a movimentar uma tonelada em poucos meses. Sem conhecimento técnico, mas com muito trabalho e hospitalidade, a família estruturou o restaurante que, com o tempo, virou ponto de referência na cidade. “O acolhimento sempre foi nossa marca. Era tudo muito informal, muito família.”
A partir daí, o Recanto do Picuí se expandiu. Hoje, além da matriz na Beira Rio em João Pessoa, há unidades em Cabedelo, Campina Grande e Bananeiras – a caçula da rede, inaugurada em plena pandemia. Além disso, Henrique chegou a abrir unidades em São Paulo, Natal e Pernambuco, embora hoje dedique seus esforços à operação de Bananeiras, onde buscou mais qualidade de vida.

A escolha por Bananeiras foi estratégica e afetiva. Em outubro de 2020, quando a pandemia forçou o fechamento dos restaurantes, Henrique encontrou um ponto em um antigo engenho na Reserva da Moenda e decidiu apostar no que seria o embrião da nova fase do Recanto do Picuí. “Com 16 dias, o restaurante estava montado. E o que aconteceu? Lotação, pois os condomínios estavam cheios, e o povo queria comida boa”, explica.

O que era para ser um pequeno restaurante com 20 mesas virou um centro gastronômico com capacidade para mais de 240 pessoas sentadas, além de uma área para eventos que comporta até 1.200 convidados, especialmente durante o São João. “Todo mundo dizia que tinha dado um tiro no pé por abrir longe do Centro. Mas eu vim buscar qualidade de vida. Se o salão não lotar, eu deito em uma rede e fico me balançando”, brinca o empresário.
Hoje, Bananeiras abriga também a cozinha industrial da família, a Raiz Forte, comandada pelo filho de Henrique, que abastece os condomínios da região. O restaurante se mantém fiel à proposta original: fartura, hospitalidade e respeito à tradição.

A casa, que abre diariamente, das 11h às 16h, tem um cardápio voltado para a culinária regional, com foco, claro, na carne de sol, cujo processo de produção é cuidadosamente comandado no próprio Recanto do Picuí. A maioria dos pratos está no menu há bastante tempo, desde os tempos em que eram preparados por dona Marilene Cordeiro, com destaque para a Carne de Sol Recanto do Picuí, Filé mignon de sol, Carne de sol à Vó Sinhá, Bode guisado e o Pernil de carneiro.
Recanto do Picuí
Av. Aluízio Barbosa
Sítio Buraco – Bananeiras/PB
Fone: (83) 99388-9919
Instagram: @recantodopicuiregional