Restaurantes protestam em frente à Feirinha de Artesanato de Ponta Negra

Publicado por Washington Rodrigues em 06 de março de 2021

Compartilhe:

Donos de restaurantes e trabalhadores participaram do protesto

Preocupados devido às restrições impostas pelos órgãos governamentais para o fluxo de clientes em seus estabelecimentos, donos de restaurantes fizeram um protesto pacífico na noite desta sexta-feira, 5 de março, no semáforo em frente à Feirinha de Artesanato de Ponta Negra, um dos mais conhecidos pontos de Natal.

Chef consultor Walter Dantas apoiou o movimento

O novo decreto do Governo do Estado, que proíbe o funcionamento de restaurantes após às 20h, gerou o desespero nos estabelecimentos porque, na prática, acaba com faturamento no horário do jantar, comprometendo a saúde financeira dessas empresas, principalmente daquelas que só funcionam a noite.

Com o novo decreto estadual, bares e restaurantes não podem funcionar após às 20h

Além disso, o decreto também proíbe os restaurantes de funcionarem aos domingos, principal dia de fluxo de caixa para muitos restaurantes, e essa decisão é quase uma sentença de morte econômica para alguns estabelecimentos, que dependem dos domingos para suportar as suas despesas.

O protesto foi pacífico para mostrar a dificuldade que o setor gastronômico atravessa

Com cartazes nas mãos, os donos de restaurantes gritaram palavras de ordem, convocaram a imprensa e pediram a reavaliação do decreto. O setor gastronômico gera milhares de empregos no Estado e vem sofrendo muito com as medidas restritivas de funcionamento do comércio e de circulação de pessoas por causa da pandemia.

O movimento foi espontâneo, feito a partir das redes sociais e sem a participação formal das entidades de classe que representam a categoria.