RN terá R$ 1,5 milhão para fomentar empresas de alimentos e bebidas

Publicado por Redação em 14 de dezembro de 2020

Compartilhe:

Bela vista a partir da varanda no Ú Bistrô, na Pipa

O Rio Grande do Norte foi um dos estados contemplados para receber recursos do edital Digital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que destinará R$ 1,5 milhão para projetos de transformação digital de empresas no Nordeste. A Rede Transforma RN, que tem o Sebrae-RN como unidade executora e a Fiern, Instituto Metrópole Digital (IMD), Agência de Fomento do Estado (AGN) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), foi um dos sete ecossistemas de inovação vencedores do edital nessa experiência piloto. Os recursos serão destinados à aceleraração das empresas da cadeia produtiva de alimentos e bebidas em função da alta relevância para a economia local.

Pratos e drinks do Takami Sushi, em Natal

A ideia é acelerar e apoiar micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte no que se refere à introdução de tecnologias, bem como aumentar a participação desses pequenos negócios locais no mercado digital. O foco central é dar suporte de maneira decisiva para que empresas tradicionais que operam nesse segmento possam dar passos rápidos e essenciais para atenderem o novo consumidor, que espera ter uma relação rápida, customização e acolhedora com as marcas. “Através desse projeto, o empreendedor local irá interagir e obter maiores resultados no mundo digital”, afirma a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Lorena Roosevelt.

O rústico ambiente do Gênesis Bistrô, em São Miguel do Gostoso

Segundo o gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, todo o projeto estará baseado na transformação digital, que visa aproximar a cadeia de alimentos e bebidas dos clientes em qualquer lugar do país com qualidade e promovendo uma melhorar experiência para o mercado consumidor. O projeto tem como meta atender 550 empresas, aumentando em 30% o índice de transformação digital e 10% de produtividade.

Na etapa piloto, a primeira fase consta do desenvolvimento de uma plataforma, que possibilitará uma transformação no atendimento destas demandas, aumentando a agilidade das interações e resolução das demandas. As empresas que serão contempladas pela iniciativa terão atendimento via plataforma, aproximação simplificada com vários provedores de soluções (Sebrae, UFRN, Fiern, Sedec e AGN) e suas redes de apoio.

Fachada do restaurante Agaricus, em Natal

O Edital ‘Digital BR’ foi lançado pela ABDI no início do segundo semestre, com o intuito de acelerar projetos inovadores na região Nordeste e aumentar sua maturidade digital. O Digital BR tem a missão de contribuir para o desenvolvimento da capacidade produtiva das empresas da região. “”Esses recursos permitirão uma grande transformação no atendimento das atuais necessidades das micro e pequenas empresas do estado, agilizando e aproximando toda a cadeia de provedores de soluções para essas empresas que necessitam de velocidade de tecnologia e de transformação digital para permanecer fortalecidas nesse mercado tão competitivo”, afirma David.

Prato com foie gras, um clássico do restaurante La Brasserie de La Mer, em Natal

Para o edital, foi criada no Rio Grande do Norte uma Rede de parceiros formada pelo Sebrae (Unidade Operacional do Projeto), FIERN, AGN, SEDEC e IMD visando disponibilizar recursos e conhecimentos de forma integrada para, na etapa piloto, desenvolver um HUB de soluções voltadas para apoiar a 50 indústrias de alimentos e bebidas para revisão de modelos de negócios e redirecionamento de estratégias rumo à transformação digital. Isso representa aproximação, relacionamento e melhoria da experiência dos clientes convertendo em resultados de mercado e competitividade.

Fonte: ASN – Agência Sebrae de Notícias