Sebrae destaca rentabilidade da criação de abelhas sem ferrão na Festa do Boi

Publicado por Redação em 12 de novembro de 2021

Compartilhe:

A criação de abelhas (meliponicultura), atividade já regulamentada no Rio Grande do Norte, tem despertado a atenção de produtores nos últimos anos e o Sebrae-RN vai demonstrar os motivos desse interesse, durante a 59ª Festa do Boi. O evento será realizado entre os dias 13 e 20 deste mês, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

O cultivo de abelhas e seus produtos serão destaques o Espaço sebrae

Logo na entrada da Agência Sebrae Festa do Boi, a instituição está montando um meliponário com dez colmeias de abelhas, levando aos visitantes informações sobre a criação, manejo e rentabilidade dessa atividade, inclusive com um consultor técnico especializado nesse tipo de cultivo presente.

Espaço do Sebrae será destaque na Festa do Boi

Estima-se que no Brasil existem mais de 240 espécies de abelhas melíponas, entre elas a abelha de Jandaíra, famosa no Rio Grande do Norte pelo mel saboroso, que foi popularmente associado a propriedades medicinais e de alto valor agregado.

Mel de abelha com favo

“Estamos montando essa estrutura para exposição bem semelhante a que foi construída no município de Jandaíra pelo projeto do Sebrae em parceria com a Fundação Banco do Brasil para repassar orientação e informações técnicas a quem busca apostar nessa atividade, cuja procura aumentou bastante no período da pandemia. Isso em função do mel mais saboroso e por ser um tipo de abelha mais dócil, sem ferrão”, explica a analista técnica da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN, Honorina Eugênia, responsável pelo meliponário a ser montado no Parque Aristófanes Fernandes. Segundo Honorina, além dessa parte expositiva, a programação da ag ência Sebrae Festa do Boi também contempla ainda seminários sobre apicultura e meliponicultura no dia 17 de novembro.

Queijo de manteiga casa bem com mel de abelha

As abelhas silvestres sem ferrão carregam características específicas e propícias para o desenvolvimento agroecológico sustentável, já que são encarregados de polinizar muitas plantas nativas, como, no caso do Rio Grande do Norte, espécies endêmicas da caatinga. As colônias podem ser montadas em áreas residenciais, já que as espécies não apresentam riscos de acidentes.

Mais atrações

Os meliponários modelo são apenas uma das atrações da fazendinha, o espaço demonstrativo de vários tipos de atividades ligadas ao agronegócio montado na entrada da Agência Sebrae na Festa do Boi. De acordo com o coordenador do espaço, o analista técnico do Sebrae-RN, Acácio Brito, a fazendinha será a porta de entrada dos visitantes no espaço do Sebrae, apresentando, logo de início, várias unidades demonstrativas de projetos rurais no evento.

Produção agroecológica de hortaliças

No local, estará funcionando a Queijeira Artesanal Nivardo Mello, assim como exposto um curral com vacas leiteiras oriundas do Projeto Leite & Genética e potros gerados pelo Projeto Genepotro, ambos desenvolvidos pelo Sebrae e parceiros. Segundo Acácio Brito, também terá unidades de aquicultura, avicultura e de produção agroecológica de hortaliças. Também estarão na unidade demonstrativa os serviços do Rufião Móvel e Vaca Móvel.

Espaço Sebrae terá muito o que mostrar para o público em geral

O espaço oferecerá atendimentos técnicos especializados de todos esses setores e oficinas práticas de queijos artesanais na queijeira padrão existente no espaço.

59ª Festa do Boi – Agência Sebrae
Quando? De 13 a 20 de novembro
Onde? Parque Aristófanes Fernandes, Parnamirim/RN.
Instagram: @festadoboianorc

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sebrae RN