Sônia Benevides e as novidades da alta gastronomia na Europa

Publicado em 06 de setembro de 2012

Compartilhe:

A Europa foi o destino escolhido pela chef potiguar, Sônia Benevides, para descobrir as últimas novidades da alta gastronomia mundial. A chef, que é proprietária do charmoso restaurante O Bule, na Lagoa do Bonfim, passou cerca de vinte dias trabalhando no bistrô Cem Maneiras, dos chefs, João Simões e Ijubamir Stanisic, em Lisboa. “Queria ver como é feito o menu degustação na Europa e conferir os bastidores de um restaurante especializado nessa prática”, explica Sônia. 

A chef conta que ficou surpresa em ver como a gastronomia contemporânea ganhou destaque em cozinhas tão tradicionais como a portuguesa. Sônia afirma que o que mais a encantou foram as novas técnicas de preparo dos alimentos e a facilidade no acesso aos produtos. “É muito bom se trabalhar em um lugar onde você encontra de tudo com muita facilidade, desde os ingredientes mais complexos aos utensílios utilizados na cozinha”, comenta. 

Lascas de bacalhau com chip de batata e ovo molecular, feito com jerimum e creme com nóz moscada

Depois da temporada em Portugal, a chef foi para Paris, onde ficou cerca de um mês estudando francês. Sônia conta que pretende vencer a barreira da língua para que na próxima viagem possa se dedicar a conhecer de perto os segredos das cozinhas francesas. 

O ambiente do restaurante é bem intimista e sofisticado

 

Para essa temporada na Europa, a chef fechou o Bule por três meses. O restaurante foi reaberto no início de setembro e já está funcionando normalmente. A chef conta que pretende fazer algumas modificações, inspirada no que vivenciou fora do país. Para isso, começou uma árdua pesquisa para mapear elementos que retratem a cultura potiguar. Sônia quer transpor para os pratos, elementos característicos do nosso Estado, e traduzi-los, tanto no designe como nos sabores das novas receitas. 

   
Com dois anos de funcionamento, o restaurante O Bule já foi contemplado com uma estrela do famoso Guia Quatro Rodas. A premiação consagrou a casa, como uma das melhores do Rio Grande do Norte no quesito Gastronomia Contemporânea. 
 
O Bule recebe grupos de até 12 pessoas, que podem se servir de um cardápio variado com petiscos, entradas, dois pratos principais e sobremesas. O preço do jantar é fixado em R$ 100 por pessoa, sem a bebida incluída
 
O Bule
Lagoa do Bonfim
Nísia Floresta-RN
Fone: (84) 9184-6653