Vila de Cintra: A cozinha medieval em Natal

Publicado em 21 de fevereiro de 2013

Compartilhe:

O restaurante Vila de Cintra, que será inaugurado nesta quinta-feira (21) e aberta ao público nesta sexta-feira (22), em Ponta Negra, apresenta uma proposta gastronômica nova em Natal. A casa pertence ao casal Marcelo Cintra e Maria Cintra, que vieram de Brasília para apresentar o estilo de cozinha medieval ao público natalense.

Frango na Cevada – Coxa e sobrecoxa de frango marinado na cerveja bock e temperado em especiarias.

Os dois são da capital federal e tinham um restaurante lá, desde o ano de 2007, também ao estilo medieval. Sempre que podiam, no entanto, eles vinham ao Rio Grande do Norte, tendo em vista que alguns familiares moram aqui. No início de 2012, a mãe de Diego estava em Natal e precisou passar por cirurgia. O empresário veio para ficar com ela e, pouco tempo depois, decidiu trazer a esposa e se instalar de vez em solo potiguar.

 
“Vimos que Natal ainda não tinha nenhum restaurante com essa proposta e alguns amigos sugeriram que nós deveríamos abrir o Vila de Cintra. Fizemos o planejamento e decidimos apostar na ideia”, afirma Marcelo. Ele é apaixonado pelo tema medieval desde a adolescência e também cozinha há alguns anos. Já a esposa Maria estudou gastronomia na França. A experiência que os dois tiveram com o restaurante em Brasília facilitou a abertura da nova casa.

Goulash – Receita dos pastores húngaros. Guizado de carne com molho de páprika e especiarias.

“A cozinha medieval consiste em um conceito de gastronomia estabelecido entre os séculos XI e XVIII, quando, por exemplo, carne vermelha valia muito dinheiro e o sal era até mesmo usado como moeda. Pesquisamos a fundo o que era servido naquela época e fizemos releituras para os dias atuais”, explica.

 
O cardápio do Vila de Cintra tem entradas como pães especiais e pratos que contemplam peixes, camarão, cordeiro, filé, frango, carnes exóticas e acompanhamentos como batatas, arroz de amêndoas e maçãs da Pérsia. Um diferencial do restaurante é que cada prato no cardápio tem uma explicação histórica acompanhada, para que o cliente possa saber a origem do que está comendo. Além disso, ele é feito em português e inglês.

 
O Vila de Cintra irá funcionar para almoço e jantar, abrindo das 11h30 às 23h30. A casa tem 48 lugares sentados, tendo área climatizada e estacionamento na frente. Maria Cintra comenta que a ideia é sempre promover mudanças no cardápio, tendo em vista que a cozinha medieval é vasta. “Muitos produtos a gente não encontra por aqui e temos que trazer de outros Estados. Então, vamos sentir o mercado nos próximos meses e apresentar novidades, como por exemplo, a carne de javali, que deveremos incluir futuramente”. A carta de vinhos do restaurante foi preparada pela A Casa dos Vinhos.
 
Vila de Cintra
Av. Praia de Ponta Negra, 9048
Ponta Negra – Natal/RN
Email: viladecintra@yahoo.com