Zeh Cozinha: cardápio vai do sertão ao mar

Publicado por Isabela Santos em 13 de fevereiro de 2020

Compartilhe:

Zeh Cozinha
Casa foi ampliada em 2019 para atender a demanda dos clientes

Comida autoral, afetiva, de qualidade, farta e acessível. É o que oferecem os irmãos Maria Cláudia e Eimard José Valle no Zeh Cozinha, restaurante que oferece desde pratos “pesados” como carneiro guisado com cuscuz a preparações mais leves, como saladas, peixes e frutos do mar.

Barriga de porco crocante é a entrada mais pedida

Com cardápio e atendimento descontraídos, em pouco mais de dois anos, o espaço já coleciona clientes assíduos e teve que ser ampliado em junho de 2019, passando de uma para duas lojas do Arena Mall, na avenida Romualdo Galvão, no bairro de Lagoa Nova.

Maria Cláudia é arquiteta e Eimard José Valle é publicitário e agropecuarista. Os dois sempre gostaram da cozinha. “A gastronomia estava envolvida em nossa vida social. A ideia de um restaurante começou como brincadeira. Um dia, resolvemos experimentar”, conta o Zeh, que dá nome ao negócio.

 

“E temos recebido ótimo feedback das pessoas, que se sentem bem também por receberem um atendimento de qualidade, mas sem sofisticação”, completa Maria, arriscando as razões do sucesso da casa.

Desde o começo, em novembro de 2017, contrataram consultoria em nutrição, gestão e comunicação, mas a cozinha é com eles mesmos. Ambos são responsáveis pelas receitas trazidas principalmente da família, com pai nascido em fazenda, e mãe seridoense.

Picadinho do Zeh de carne com ovo frito

O ambiente, que comporta até 110 pessoas com mesas no deck, é cheio de peças também de herança e garimpo. Uma máquina de costura foi da tia; objetos de decoração, da casa do pai; o moinho de milho e a máquina de escrever foram doações de clientes. “Tudo tem uma historinha. É um restaurante com alma”, conta Maria Cláudia. Na parede, quadros do artista plástico Flávio Freitas sinalizam a história dos irmãos José e Maria.

Pessoas em volta da mesa, um ambiente sertanejo e uma casa de praia. “Sempre quisemos essa identidade de simplicidade em um lugar agradável e confortável, com muito sertão e mar, porque também convivemos muito na praia”, contam.

Camarão massa com molho de nata e limão siciliano

Assim, essa história de família mar-sertão se reflete no menu, que prima pela autenticidade e pela qualidade dos produtos. “A comida não é exclusivamente regional, italiana ou francesa.

Fazemos o que gostamos. Servimos até peixe cru”, diz José, referindo-se ao Tartar de atum, que tem como entrada ao lado de receitas queridas do público como Linguiça artesanal e Barriga de porco crocante.

Carneiro Guisado com farofa de cuscuz

Os valores dos pratos principais variam entre R$ 23, do Frango Papa Jerimum, a R$ 130, como o Bacalhau do Zeh. À moda da casa seguem ainda picadinho, atum, filé, polpetone e um polvo assado ao forno servido com batatas, que já espalha fama na cidade.

A diversidade é tanta que saladas e salpicão dividem a cozinha com baguetes e burguers, além de três pratos da seção “Lá de Nóis”: Mocofava, fava cozida com mocotó e charque; Chambarice, nome dado ao arroz de ossobuco, e Carne de sol Seridó, que é desfiada e servida com arroz de leite e queijo de manteiga assado.

 

Docinhos e outras sobremesas também são servidos no Zeh. O destaque é para a Taça de cocada mole com sorvete artesanal de queijo cremoso. Para beber, há drinks, vinhos garimpados pelos proprietários e cerveja, que prometem estar sempre mofada.

A casa abre de terça a sábado, das 11h30 às 15h e das 18h às 22h e, aos domingos, das 11h30 às 16h. A música ao vivo, voz e violão, é às quintas-feiras.

 

Zeh Cozinha
Av. Romualdo Galvão, 2383
Lagoa Nova – Natal/RN
Fone: (84) 99992-0802
Instagram: @zehcozinha