Introdução Alimentar dos bebês: quando iniciar?

Gastronomia Infantil - Nathália Gröner

Compartilhe:

Dúvida frequente, que gera muita ansiedade nos pais e cuidadores, é o início da Introdução Alimentar. Assim como qualquer área da ciência, a nutrição evolui e mudam-se as orientações após estudos e descobertas. O início da alimentação sólida do bebê é um exemplo disso: o que antes (há cerca de 2 décadas) se iniciava com 4 meses e sucos de frutas, hoje profissionais da saúde e especialistas em amamentação concordam que é melhor esperar até que seu bebê tenha em torno de seis meses. A Academia Americana de Pediatria, a Organização Mundial de Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria e muitas outras organizações de saúde recomendam que os bebês sejam amamentados exclusivamente (sem cereais, suco ou outros alimentos) nos primeiros 6 meses de vida.

6 MESES + SINAIS DE PRONTIDÃO

Além do fator tempo – 6 meses, os SINAIS DE PRONTIDÃO vem ganhando cada vez mais destaque, por entendermos que indivíduos são únicos e o tempo de maturação de cada organismo, embora exista uma média, são individuais.

Os sinais de prontidão indicam que o bebê está preparado, em termos de desenvolvimento, para se alimentar de outros alimentos além do leite, são eles:

• O bebê pode sentar bem sem apoio (ou com mínimo apoio).

• O bebê perdeu o reflexo de protrusão da língua e não empurra automaticamente os sólidos para fora da boca com a língua.

• O bebê está pronto e disposto a mastigar.

• O bebê está desenvolvendo o movimento de pinça, começando a tentar pegar os alimentos ou outros objetos pinçando-os entre o polegar e o indicador.

• O bebê está ansioso para participar na hora das refeições e pode tentar agarrar comida e colocá-la em sua boca.

A prontidão para receber outros alimentos além do leite depende da maturidade do aparelho digestivo do bebê e da prontidão de desenvolvimento do bebê para os sólidos.

Embora a maturidade do sistema digestivo do bebê não seja algo que podemos facilmente observar, as pesquisas indicam que 6 meses parece ser o ideal para prevenir o aumento da ocorrência de algumas doenças e outros riscos para a saúde decorrentes da introdução alimentar precoce. Após este ponto, os bebês vão estar prontos para receber outros alimentos em diferentes momentos – é impossível determinar usando um calendário. A maioria dos bebês estará pronta, em termos de desenvolvimento, para receber sólidos em algum momento entre os 6 e 8 meses de vida do bebê.

Portanto, observe o SEU BEBÊ, ele dará os sinais. Não crie expectativas, a IA é apenas uma apresentação dos alimentos, que assim como qualquer processo de desenvolvimento, é lento e gradual – Falaremos mais sobre este tema na nossa próxima coluna.

Viva cada fase do seu bebê, elas são únicas!