Colunas
Página anteriorBrew Ratio
Uma importante variável utilizada para adquirir uma padronização e uma busca pelo aperfeiçoamento do preparo do café é a quantidade de água utilizada proporcional à quantidade de pó. A proporção entre os dois irá determinar se o resultado será um café fraco ou um café forte e sua sensação na boca. Essa proporção é conhecida no mundo barista com “brew ratio”.
Há literaturas que utilizam a representação da proporção em gramas por 1L, ou em algarismos decimais. Porém, a notação mais comum para o brew ratio é, por exemplo, na seguinte forma: 1:10 (se fala um para dez). Quer dizer que para cada 1 grama de pó de café se utiliza 10 gramas de água. Nesse sentido, basta aumentar as quantidades mantendo-se a proporção para se preparar uma quantidade maior de café. Utilizando o mesmo exemplo citado, podemos multiplicar por 30 e conseguimos usar 300 gramas de água para diluir 30 gramas de café. Caso fosse um brew ratio de 1:15 (1 grama de café para 15 de água) e multiplicarmos por 20, haveria 20 gramas de pó de café para 300 gramas de á gua.
É muito indicado o uso de uma balança para o preparo do café, caso queira manter o brew ratio como referência, visto que o elemento sofre variação de densidade, e a medição em volume pode gerar muitas divergências de resultado, tornando difícil o preparo de xícaras padronizadas e o reconhecimento sensorial do grão experimentado.
O brew ratio ideal irá variar de acordo com o método de preparo, com o tipo do café utilizado e com a cultura de quem irá beber. Um espresso utiliza bem menos água em relação a um filtrado. Um café mais delicado, com notas florais e elegantes vai pedir uma diluição mais leve. O brasileiro é acostumado a um café mais forte em relação a um estadunidense. Portanto, não existe um brew ratio padrão. Existem, contudo, alguns pontos de partida. Um brew ratio comum ao gosto do brasileiro é 1:3 para café espresso e 1:10 para café filtrado. Inconscientemente, o brasileiro acaba rodeando essa proporção no preparo em casa, utilizando medidas volumétricas. Você pode começar com essa referência e ajustar até ficar no seu gosto. A proporção ideal é aquela em que você consegue extrair uma bebida equilibrada e que se consiga perceber toda complexidade presente naquele café.
O preparo da bebida café é algo relativamente simples se comparado com outros ícones da culinária. Basicamente, misturam-se grãos moídos com água para se extrair uma bebida. A diferença de sabores encontrada entre diversas xícaras vem apenas da modificação de variáveis presentes somente nesses dois ingredientes, como qualidade, pureza, tempo de contato, área de contato, temperatura e brew ratio.