Cardume faz grande reformulação no cardápio

Publicado por Thyago Macedo em 26 de setembro de 2024

Compartilhe:

Ambiente do Cardume chama atenção bela beleza (Foto: Rogério Vital / Deguste)

O restaurante Cardume, que há 5 anos funciona no bairro de Petrópolis, especializado em culinária oriental, passa por uma grande transformação em seu cardápio neste mês de setembro. Vinícius e Guilherme Couto, sócios do restaurante, trouxeram o renomado chef Stefano Bignotti, de São Paulo, para liderar a reformulação, visando elevar o nível da cozinha quente e oferecer uma experiência mais completa aos clientes.

O cardápio do chef Stefano Bignotti traz não só a cultura gastronômica japonesa, mas também influências de outros países asiáticos (Foto cedida)

Bignotti, que possui uma vasta experiência em cozinha francesa e italiana, além de uma sólida formação em culinária asiática, foi escolhido para implementar inovações justamente por possuir um currículo com o perfil buscado para o Cardume. A ideia é que o novo cardápio inclua uma diversidade de pratos que vão desde entradas sofisticadas até pratos principais elaborados com ingredientes frescos e técnicas culinárias avançadas.

Entre as novidades, o restaurante terá 16 novas opções de entradas, como frutos do mar e carnes preparadas na parrilla, além de 12 pratos principais que exploram os sabores dos pescados, frutos do mar e cortes especiais como o wagyu. A sobremesa também não foi esquecida, com quatro novas opções que combinam influências italianas e asiáticas.

Os irmãos Guilherme e Vinícius Couto trouxeram para Natal o chef Stefano Bignotti (Foto: Rogério Vital / Deguste)

De acordo com os sócios Vinícius e Guilherme, essa reformulação faz parte de uma estratégia de mercado que inclui a expansão do Cardume para o shopping Midway, em Natal. A previsão é que a nova loja seja inaugurada no final de novembro ou início de dezembro.

O objetivo é oferecer uma experiência gastronômica unificada nas duas unidades, atraindo um público diversificado e aumentando ainda mais a consolidação da marca, que já é uma referência na capital.

 

Além das mudanças no menu, o Cardume investiu em uma carta de saquês com 15 rótulos, principalmente importados do Japão, reforçando o compromisso do restaurante com a autenticidade e a qualidade da experiência oriental que oferece. Com essas novidades, o Cardume espera continuar encantando os clientes de Petrópolis e conquistar novos adeptos em Natal. Há ainda uma ótima carta de vinhos, com mais de 120 rótulos dos principais países produtores.

A reformulação geral no cardápio é pensada para o jantar e para fortalecer o almoço. O chef Stefano Bignotti vem de uma família que tinha restaurante em São Paulo e, ainda aos 14 anos, ele ingressou na cozinha.

 

“Depois da escola, sempre ia para dentro do restaurante trabalhar com a minha mãe, fazia toda a parte do administrativo. E quando estava estudando Arquitetura, com 17 pra 18 anos, acabei indo trabalhar na cozinha. A partir desse momento, larguei o curso de Arquitetura e fui me dedicar totalmente à cozinha. Em 2002, fiz parte da equipe de inauguração do Hotel Hyatt em São Paulo, onde conheci o chef Pascal Valero, um chef francês com quem trabalhei por 10 anos, o que me abriu portas para trabalhar no Hyatt em Milão, onde permaneci por um ano. Depois, em Paris, trabalhei no Le Taillevent, restaurante com duas estrelas Michelin”, explica.

 

Após essa experiência, Stefano retornou ao Brasil e foi chef em grandes restaurantes, como Kaá e Lupi. “Em 2019, fiz parte da equipe que implantou o restaurante Makoto no Brasil, uma rede internacional de cozinha japonesa, com um pouco de pegada asiática. Permaneci ali por dois anos, abrindo duas lojas em São Paulo que são um grande sucesso. Em paralelo, passei a trabalhar como chef consultor pelo Brasil, trabalhando com criação de conceitos de restaurantes”, comenta.

 

Stefano tem 26 anos de bagagem na cozinha, carregando vasta experiência cultural nos principais estilos de gastronomia do mundo, o que permite a implantação de cardápios diversificados e contemporâneos, como no caso do Cardume.

“O novo cardápio abrange não só a cultura japonesa através do sushi, mas a gente procurou trazer influências de outros países da culinária asiática para dentro do menu, e, principalmente, usando muito aqui o que é mais abundante, que são os frutos do mar. Assim, a gente vem com essa proposta de que a turma procura também pratos quentes dentro de um restaurante japonês. Acho que, atualmente, o brasileiro se abre mais para as outras vertentes dessa culinária japonesa e asiática, pois a cozinha oriental não é só sushi”, destaca.

 

“O novo cardápio abrange não só a cultura japonesa através do sushi, mas a gente procurou trazer influências de outros países da culinária asiática para dentro do menu, e, principalmente, usando muito aqui o que é mais abundante, que são os frutos do mar. Então, a gente vem com essa proposta de que a turma procura também pratos quentes dentro de um restaurante japonês. Acho que, atualmente, o brasileiro se abre mais para as outras vertentes dessa culinária japonesa e asiática, pois a cozinha oriental não é só sushi”, destaca.

 

O Cardume funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h. Nos finais de semana, o funcionamento da cozinha é até meia-noite. Aos domingos, o restaurante funciona somente por delivery, das 17h às 22h.

A casa tem ainda menu executivo de segunda a quinta no horário do almoço. Outro diferencial do restaurante é seu espaço de eventos na parte superior, com capacidade para cerca de 120 pessoas, pensado e equipado com o propósito de receber reservas especiais, inclusive, com possibilidade de menu personalizado.

Cardume
Rua Seridó, 706 (Largo do Atheneu)
Petrópolis – Natal/RN
Fones: (84) 99800-8300
Instagram: @sigacardume