Notícias
Página anteriorZoet Chocolateria: Amor e paixão pelo chocolate

No final de 2021, em meio ao cenário de grandes incertezas devido à pandemia, nasceu a Zoet Chocolateria, em Pau dos Ferros, Alto Oeste potiguar. Mais do que uma marca de chocolates finos, a Zoet é o reflexo da paixão, coragem e persistência de sua criadora, Nayanne Castro. O nome, que significa “doce” em holandês, remete à origem do negócio, que começou com a venda de biscoitos de receita holandesa e se expandiu para uma linha sofisticada de chocolates artesanais.
A jornada empreendedora de Nayanne começou muito antes da Zoet. Aos nove anos, ela já demonstrava sua veia comercial vendendo seriguela e limão de porta em porta. Foi assim que aprendeu suas primeiras lições sobre acreditar em si mesma, começar pequeno e persistir diante dos desafios. Tais experiências da infância moldaram sua mentalidade empreendedora e foram fundamentais para a criação da Zoet.

A construção da marca não foi fácil. Formada em Economia e atuando como Corretora de Imóveis, Nayanne deixou para trás sua carreira consolidada e um caminho profissional seguro para se lançar ao universo do empreendedorismo. A decisão surgiu acompanhada de noites de incerteza, desafios e muitas renúncias, mas ela, sempre, soube que sua visão ia além das dúvidas e descrenças alheias.
“O primeiro produto que desenvolvi foi o alfajor. No entanto, antes de vender, ofereci a minha família, meus amigos, colegas de trabalho e profissionais da área gastronômica. Quando encontrei um ponto de equilíbrio, a partir das opiniões e dos testes realizados, resolvi lançar o alfajor, oficialmente, para comercialização e passei a criar novos produtos”, explica.

O caminho para o sucesso exigiu ousadia e confiança em si. Nayanne apostou, desde o início, na qualidade e apresentação impecável dos produtos, investindo, fortemente, em matéria-prima e insumos conceituados e embalagens temáticas, além de se utilizar de estratégias de marketing e relacionamento com o cliente, visando criar um forte laço entre a Zoet e seus lovers. “A Zoet rompeu barreiras geográficas e já esteve presente em países como Argentina, Paris, Suíça e Portugal, além de outros lugares do continente europeu”, relata, confirmando a aceitação da marca no mercado nacional e internacional.

Um dos grandes marcos da Zoet foi a sua primeira participação no Festival Cultural e Gastronômico de Martins, em 2022, tornando-se um dos produtos mais queridos e procurados do evento, chegando a ser o presente do convite oficial do evento.
O crescimento do negócio e a demanda em ascensão provocaram a inauguração da primeira loja física na cidade de Pau dos Ferros, em dezembro de 2024. Para Nayanne, este foi um dos momentos mais importantes da trajetória da Zoet, simbolizando a concretização de um sonho, e o início de uma nova fase de expansão, além de ver realizado o desejo dos clientes.

Nayanne reconhece que a Zoet se transformou em seu projeto de vida e que envolve, diretamente, sua família. Seu pai, agricultor, e sua mãe, ex-vendedora ambulante, hoje, trabalham ao seu lado, participando, ativamente, da produção dos chocolates. Esse envolvimento familiar reforça os valores da marca e a conexão com suas origens.

A Zoet se destaca pela produção artesanal e genuína de chocolates exclusivos, como a barra floral com rosas orgânicas e a Ágata, uma pedra de chocolate pintada à mão com manteiga de cacau e recheada com caramelo flor de sal. O grande diferencial da Zoet é não utilizar aditivos químicos em suas receitas.

“O que começou com o sonho de uma menina, vendendo frutas porta a porta, hoje é uma história consolidada, alicerçada no trabalho, na dedicação e no amor”, afirma Nayanne Castro, que pretende seguir em frente, crescendo e expandindo o negócio para outras regiões do Brasil.
Zoet Chocolateria
Rua São Benedito, 136
São Benedito, Pau dos Ferros/RN
Fone: (84) 98166-5376
Instagram: @zoetchocolateria