Fermentação com fruta

Papo Café - Ricardo Sousa

Compartilhe:

 

Café frutado vai fruta junto? Na maioria das vezes, não, porém, às vezes, pode vir, sim. O mercado de cafés especiais está formando um público cada vez mais exigente. A busca por sabores novos e exóticos se tornou quase uma caçada, por parte dos consumidores. Isso tem feito o produtor tentar novos processamentos e técnicas, para gerar mais complexidade ao café na xícara. A nova tendência tem sido a adição de frutas cítricas junto às cerejas do café e fazer uma fermentação controlada.

Fermentação controlada ainda é um assunto bastante novo para o mundo do café. Essa história iniciou na América do Sul, por volta de 2012 e era usada, inicialmente, para não se perder parte da produção por uma fermentação indesejada.

Percebeu-se que novos sabores poderiam ser criados no pós colheita, utilizando-se esse processo, assim como se faz com muitas bebidas alcóolicas. Passou, então, a ser um assunto bastante estudado e praticado com as mais diversas técnicas. Algumas dão muito certo, outras nem tanto, já que a fermentação é algo que envolve complexas variáveis, e muitas são praticamente incontroláveis, como a flora microbiana presente na polpa da cereja.

A técnica da fermentação com fruta consiste basicamente em deixar as cerejas em um tanque hermético junto com frutas cítricas inteiras, cascas, ou bagaços, imersos em alguma solução açucarada. Isso na intenção de criar um mosto, que pode ser, até mesmo, o sumo da própria fruta. É deixado em temperatura controlada, por um tempo determinado, até que aconteça uma fermentação anaeróbica. O resultado promete ser um café com bastante dulçor e complexidade em sabor.

Embora esteja virando uma tendência, a fermentação com fruta, ainda, tem dividido opiniões. Há quem diga que não traz nenhum benefício tangível ao processo, visto que quem faz o trabalho todo é a biota já presente no café, e a adição de outro agente seria apenas uma forma de adicionar uma nova variável, que pode interferir negativamente no resultado final, gerando algo indesejado. Há outros que dizem ter obtido o melhor café da vida e com a maior pontuação da produção.

Agora, só nos resta experimentar!