Latte art em casa

Papo Café - Ricardo Sousa

Compartilhe:

 

Todo bom apreciador de café ama ver uma latte art bem feita. A espuma do leite desenhada sobre o café de forma livre, somente com a leiteira, forma padrões de desenho como coração, tulipa, rosetas e outros. O desenho definido e delicado arranca sorrisos e o desejo de também conseguir preparar aquele cappuccino tão belo em casa, para servir a família e visitas. Mas será possível recriar uma latte arte com utensílios domésticos?

Em uma cafeteria, utiliza-se a máquina de espresso para o preparo dos cappuccinos e bebidas que podem fazer o latte art. Primeiro para o preparo do próprio espresso. Para a possibilidade de latte art, o café deve ser do tipo espresso. A bebida base deve ser concentrada e apresentar crema, pois o desenho que aparece no topo da xícara vem do contraste devido à mistura da crema do café com a crema criada no leite. A interação de ambos vai criar a textura e a figura ao despejar o leite. Logo, é necessária uma máquina de espresso caseira ou terá que adaptar, preparando um café no coador de pano, cafeteira italiana ou na prensa francesa, bem concentrado.

O segundo motivo de se preparar o latte art na máquina de espresso são as varetas de vaporização. A máquina possui uma vareta que solta vapor em alta temperatura, e o barista coloca a leiteira de forma que o vapor entre no leite fazendo-o girar. O leite deve ser vaporizado até que esquente à temperatura desejada e se obtenha a textura elástica e cremosa, ideal para o desenho. Alguns utensílios domésticos tentam aerar o leite de maneira adquirir a textura para um cappuccino. Realmente, alguns chegam a esse ponto. Como é o caso da aeroccino, de cremeiras e do leite batido na prensa francesa. Porém, em todos que já testei, o ponto para o desenho não fica ideal, pois o leite fica muito espumoso. A bebida ficará saborosa, porém não será possível fazer um desenho com o contraste e delic adeza. Para o uso doméstico, existem algumas máquinas de espresso simples, todavia com vareta de vaporização, que se consegue deixar o leite cremoso ao ponto da latte art.

Os novos baristas podem utilizar dessas adaptações para irem treinando, para adquirir prática no ofício, pois mesmo com o melhor equipamento do mundo uma boa latte arte só se consegue com muito treino. Você pode enfeitar seu café de outras maneiras também. Quando me refiro à latte art, falo do método free pour, em que se usa somente leite, espresso e uma leiteira derramada de forma livre, com as mãos. Porém, você pode utilizar caldas, granulados, palitos e outros. Uma bebida que pode fazer muito sucesso preparada em casa é um cappuccino bem cremoso, utilizando uma prensa francesa, por exemplo, e no final coloca-se calda de chocolate por cima, desenhando o que preferir, ou fazendo linhas paralelas e depois cortando-as com um palito, ou finas camadas de Nutella, fazendo uma trama quadriculada. Depois, é só ; esperar os aplausos.