Colunas
Página anteriorMoído na hora, sempre!
Caso tenha que escolher somente um cuidado para se ter com o café, sendo obrigado a deixar os demais de lado, escolha moer na hora. Este é um dos fatores de maior influência na qualidade da bebida, relacionado ao preparo. Claro que utilizar um café de qualidade não precisa nem entrar no mérito, pois esse é um pré-requisito básico para se obter um bom café. Ademais, moer o grão imediatamente antes de utilizá-lo, confere uma bebida com muito mais complexidade e frescor.
O café, quando em contato com o ar, sofre oxidação. Quanto maior a área de contato, maior a velocidade de degradação pela reação com o oxigênio. Portanto, se guardado já moído, quando este café for consumido já estará todo oxidado e com um forte sabor amargo, não proveniente da bebida, porém de uma má conservação.
O grão do café serve também como uma cápsula protetora de todos os óleos essenciais e compostos voláteis, que irão conferir à bebida mais complexidade, aroma e corpo. Quando o grão é moído, esses compostos se liberam e devem ser hidratados imediatamente, antes que se percam ou oxidem, para que possam ser extraídos para a xícara e consigam ser percebidos no nosso paladar e olfato.
O café conservado em grãos e moído no momento de preparo conserva o frescor da bebida e complexidade. Esse pode ser comparado a um suco de laranja feito com frutas que foram armazenadas na casca e cortadas apenas antes de serem espremidas. A analogia inversa podemos fazer com laranjas sendo guardadas já picadas para um posterior preparo do suco, o que seria um suco amargo e sem qualidade.
Recomendo muito ter um moedor em casa, para que consiga comprar o café em grãos e utilizar somente a quantidade que for consumir. Assim, conseguirá aproveitar melhor e avançar na percepção de todos os sabores presentes naquele café. Caso não consiga ou não queira comprar um moedor, opte por comprar em lojas especializadas que consiga moer o seu café imediatamente antes da venda. Aproveite o seu café!