O serviço do barista

Papo Café - Ricardo Sousa

Compartilhe:

A palavra barista já é bem popular e conhecida no vocabulário de quem aprecia tomar café e frequentar cafeterias, porém, o que realmente é o serviço do barista? Essa é uma questão que ainda vejo bem frequente e que deixa muitas pessoas confusas. Que o barista é o especialista em café muita gente já sabe, mas e na prática, o que ele deve fazer e o que diferencia o barista de um simples operador da máquina de café?

O barista tem o café não apenas como matéria prima para a preparação de bebidas, mas também como objeto de estudo. Além do preparo do café filtrado, bebidas à base de espresso, bebidas com leite, da latte art, ele deve ser um estudioso e conhecedor do assunto café e todas as suas particularidades, para que, assim, consiga elevar cada vez mais a qualidade dos produtos, não apenas obtendo uma extração e preparo ótimos, como também ajudando na seleção de matérias primas da maior qualidade. O barista deve ser capaz de conseguir extrair o melhor de cada grão de café e prepará-lo de forma que evidencie, ainda mais, as suas qualidades e chegue no seu sabor ótimo.

Todo esse cuidado e técnica agrega valor ao produto café servido na xícara, e é obrigação do barista apresentar ao cliente todas as particularidades daquela bebida. Então, assim como o sommelier apresenta o vinho, o barista também deve apresentar o café com as informações que o fizeram ter aquele sabor. Tipo, como a região de onde ele vem, os cuidados na lavoura, quais são as notas sensoriais que se podem sentir com aquele café, se ele é encorpado ou não, ácido ou não, qual o tipo de acidez, como o método de preparo irá influenciar no resultado na xícara, qual a variedade daquele café e qualquer outra informação que possa influenciar no resultado final da bebida.

O serviço do barista também tem um toque de educador e de apresentador de toda a cadeia produtiva do café até chegar à mesa do cliente. Sem um barista muitas vezes um café extraordinário pode ser mal feito ou passar despercebido pelo cliente. O barista deve ser um apaixonado pelo café e transmitir isso ao cliente. Ele não apenas prepara e entrega um café, como ele o apresenta, o que deve ser feito de forma impecável, sem sujeira, sem respingos de água, respeitando a etiqueta e, acima de tudo, com a cordialidade típica dos ambientes de cafeterias, porém claro respeitando a individualidade e momento de cada situação e pessoa.