Petit Four

Papo Café - Ricardo Sousa

Compartilhe:

 

O termo faz referência originalmente aos biscoitinhos da confeitaria francesa, bem pequenos para serem degustados em uma só mordida. Ao longo do tempo, passou a se referir tanto a acompanhamentos de doces quanto salgados. Já nas cafeterias, Petit Four representa qualquer acompanhamento que fosse junto ao café, podendo ser doce, salgado, assado ou não. Aquele tradicional biscoitinho que vem, em muitos lugares, ao lado da xícara, ou até mesmo uns mais exóticos, como um único camarão, como foi recentemente usado pelo chefe Alex Atala. Todos são petit fours.

Um cuidado importante que se deve ter ao usar um petit four acompanhando o café é a harmonização de ambos. Principalmente, quando se fala de café especial, o café nunca deve ser apagado pelo seu acompanhamento. Um espresso mais potente casa muito bem com um pedaço de queijo mais forte, como um curado. No que trata um café coado mais suave, pode ser servido com um pedacinho de queijo coalho. 

O uso do acompanhamento errado pode matar o sabor do café. Por exemplo, o uso de algo muito doce geralmente não combina com café especial pois acaba ofuscando a percepção da doçura da bebida. Porém, se está usando um café que seja muito amargo e precise de algo para mascarar esse sabor, um doce é bem-vindo. 

O petit four é uma cortesia que também pode ser dispensada. Quando o objetivo é entender o café com um elemento único, o ideal é que não se coma nada junto, para que se consiga perceber com clareza as nuances e detalhes da bebida. 

E você, qual petit four você mais gosta para acompanhar seu café?