4° Festival da Ginga movimenta praia da Redinha

Publicado por Redação em 17 de fevereiro de 2020

Compartilhe:

Por Tádzio França

Edição agitou comerciantes, veranistas e moradores do bairro praieiro

Entre frevos e sambas, a Redinha elegeu seu novo petisco sensação: dadinhos de tapioca com creme de ginga e geleia de pimenta. Foi o prato vencedor do 3º concurso gastronômico realizado no Festival da Ginga, sábado passado, 15, que em sua 4ª edição agitou comerciantes, veranistas e moradores do bairro praieiro. Também foram premiados o beijinho de ginga, no segundo lugar, e o rocambole de ginga, no terceiro.

Dadinhos de tapioca com creme de ginga e geleia de pimenta ganharam competição

O concurso começou cedo, no Redinha Clube, dividido em duas etapas. Os cinco jurados, entre chefs de cozinha e jornalistas, provaram os 16 pratos preparados pelos cozinheiros da região, todos comerciantes de bares e quiosques. Entre os pratos saboreados teve espetinho de almôndega de ginga, moqueca, risoto, paçoca, empada, escondidinho, panqueca, bolinho de macaxeira, ginga empanada, e ginga com macaxeira na manteiga do sertão.

Segundo lugar ficou para o beijinho de ginga

Célia Maria, criadora do prato vencedor, está há seis anos no Mercado da Redinha, à frente do Osorio’s Bar. Ela participa do concurso desde o começo, e afirmou que neste ano quis fazer uma coisa diferente. “Eu queria um prato que tivesse a ginga e a tapioca, mas de um jeito diferente. Então transformei a tapioca no dadinho, e fiz um creme da ginga, usando leite de coco, nata e dendê”, diz. O prato estreou com sucesso, pois antes mesmo de tirar o primeiro prêmio, já era visto em muitas bandejas ao longo do mercado.

Terceira colocação ficou para o rocambole de ginga

O chef David Macedo é jurado pelo terceiro ano, e achou justa a vitória de dona Célia. “É um prato que agradou de cara. A apresentação estava muito boa, e os sabores contrastando de forma harmonizada. Tem aquela explosão de sabores na boca que é muito boa”, diz. Ele é jurado pelo terceiro ano, e tem acompanhado com gosto a evolução dos participantes. Só faz uma ressalva: “Gostaria que os comerciantes colocassem esses pratos de vez no cardápio. Infelizmente, após o concurso muitos deixam pra lá, e voltam ao básico. Poderia ter uma campanha de apoio para isso”, sugere.

Cinco jurados degustaram receitas

Franklin Delano Garcia, idealizador do festival e assessor técnico da Secretaria Municipal de Turismo, afirma que o concurso evolui a cada ano. Começou com 12 participantes e agora teve 16. “São 22 quiosques e 11 boxes no mercado. A gente estimula os comerciantes a criarem e a se superaram todo ano”, diz. Ele ressalta que no começo havia o receio de que o concurso descaracterizasse o prato ginga com tapioca. O que não aconteceu, claro. “A ginga com tapioca continua forte, mas a gente estimula a criatividade deles para que possam ir além. Acho que isso vai se tornar cada vez mais comum”.

Público marcou presença no Festival da Ginga

Os três cozinheiros vencedores receberam os prêmios no palco pelas mãos do prefeito Álvaro Dias, que parabenizou os participantes e anunciou os planos para o próximo festival. “No ano que vem o Festival da Ginga vai acontecer num lugar ainda mais bonito. A prefeitura vai investir 24 milhões na modernização e revitalização desse espaço. A Redinha será a praia mais bonita de Natal”, declarou.

Célia Maria é autora da receita que venceu festival