Atendidos pelo DEL Turismo do Senac, Gostoso, Tibau do Sul (Pipa) e Parnamirim ficam entre os 100 destinos mais sustentáveis do mundo

Publicado por Redação em 13 de outubro de 2020

Compartilhe:

Belo pôr do sol em São Miguel do Gostoso, destino turístico potiguar em plena ascensão (Foto: Dantas Jr. – Divulgação)

Em cerimônia online, realizada na  terça-feira da semana passada (06), os municípios de São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Parnamirim foram certificados com o Sustainable Top 100 Destinations, selo internacional concedido aos 100 destinos mais sustentáveis do mundo. A certificação é concedida pela Green Destinations – Organização internacional, vinculada ao GSTC (Conselho Internacional de Turismo Sustentável), formada por especialistas em turismo sustentável do mundo todo, que certifica destinos turísticos, pela avaliação na forma como gerenciam e administram seu patrimônio, ambiente, clima e a qualidade de sua oferta turística.

Cajueiro de Pirangi, em Parnamirim, é um dos locais mais frequentados pelos turistas que visitam o RN (Foto: Rogério Vital – Arquivo Deguste)

Participantes do DEL Turismo – programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), para elaborar e implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local – os munícipios apresentaram cases de sucesso locais, desenvolvidos sob consultoria das equipe técnica do programa.

Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN, acredita que o DEL foi fundamental para o turismo potiguar

No município de Tibau do Sul fica a emblemática praia da Pipa e, no de Parnamirim, outras igualmente festejadas pelos turistas como Cotovelo e Pirangi.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca a presença do DEL nesses municípios como fator decisivo para impulsionar o desenvolvimento e reconhecimento do turismo do RN. “A inclusão destes municípios potiguares em um ranking internacional desta magnitude ratifica a eficiência do trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do DEL Turismo. A consultoria da equipe técnica do programa tem transformado os modelos de gestão pública e privada nas localidades onde é implantado, trazendo resultados que criam novos diferenciais competitivos, colaborando tanto para o desenvolvimento da atividade turística local, quanto para a visibilidade internacional desses destinos”, afirma Queiroz.

Praia de Pirangi, em Parnamirim (Foto: Rogério Vital – Arquivo Deguste)

Nesta edição, 10 municípios brasileiros concorreram ao selo da Green Destinations. Destes, nove são destinos que aplicam a metodologia DEL Turismo, sendo todos eles certificados com o Sustainable Top 100 Destinations.

Chapadão, na Pipa (Foto: Dantas Jr. – Divulgação)

Saiba Mais – O Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local – DEL Turismo é uma metodologia inspirada no modelo alemão para gestão do desenvolvimento local. O Programa foi implantado no Rio Grande do Norte por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, FASISC-SC, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BFZ, BBW e SEQUA, como uma das ações do Projeto Verena. Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os municípios do RN e a Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de a& ccedil;ões voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico.

Fonte: Comunicação e Marketing do Senac RN