Igreja de São Gonçalo do Amarante ganha café colonial

Publicado por Isabela Santos em 19 de fevereiro de 2020

Compartilhe:

Espaço reúne cafeteria e loja de artesanato

O Município de São Gonçalo do Amarante ganhou um motivo a mais para visitação de turistas, com a inauguração, no dia 15 de janeiro, de um café colonial e loja colaborativa de artesanato, funcionando na Igreja Matriz da cidade.

 

O espaço faz parte das ações do Sebrae, através do projeto Cidade Empreendedora, e São Gonçalo do Amarante foi escolhida por integrar o roteiro “Lugares de Charme”. Essa ação transforma cafés, restaurantes e espaços públicos de cidades turísticas a partir da intervenção do design social e afetiva feita pela consultora e designer Cris Ribeiro.

Menu de comidinhas é bastante variado

O café e a loja de artesanato funcionam de terça a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h30 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 6h30 às 11h e das 15 às 21h. Na loja, o visitante encontra uma coleção de 120 peças elaboradas por grupos de artesãos e artistas locais, além de peças religiosas.

Já o café, que se chama São, tem a proposta de trabalhar a ancestralidade da comida, resgatando elementos da cultura alimentar do povo. São homenageia o nome da cidade de São Gonçalo do Amarante e do seu patrono, São Benedito.

Espaço faz parte das ações do Sebrae, através do projeto Cidade Empreendedora

O cardápio disponibiliza vários tipos de bebidas, como café, café com leite, sucos, chá (quente e gelado) e um delicioso café cremoso. Bastante variado é o menu de comidas, com opções torrada, empada de camarão e de siri, pastel de camarão e de siri, sanduíche natural, pão de queijo, bolos e sobremesas.

“Toda a nossa comida é feita por moradores da cidade de forma artesanal”, garante Ana Maria de Oliveira, responsável pelo funcionamento do espaço, que é mantido pela paróquia.

Café tem quatro mesas que acomodam até 20 pessoas

O café tem quatro mesas que acomodam até 20 pessoas, porém outras mesas já estão sendo providenciadas. Um detalhe que chama a atenção é o de que as mesas são fixadas em pés de máquina de costurar. O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou a importância da parceria entre o Sebrae e a Prefeitura, ampliando o potencial turístico do município. “Transformar um monumento que já tinha relevância cultural para a cidade e valorizá-lo. Isso gera negócio, que movimenta a economia, além de trazer uma identidade para o município, fomentar o turismo e atrair outros investimentos no entorno”.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros, destaca o fato de a loja colaborativa e café colonial serem o primeiro equipamento cultural do país nesses moldes a ser instalado em um prédio tricentenário e tombado pelo Iphan devido a sua importância histórica e arquitetônica. “Estamos fazendo história. Somos a única cidade do Brasil a ter uma loja desse modelo e um espaço para receber a todos os visitantes”.

Prefeito Paulo Emídio destaca a importância do local para o turismo de São Gonçalo do Amarante

 

Café São
Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante
Praça Senador Dinarte Mariz
São Gonçalo do Amarante/RN
Fone: (84) 99117-1668