Morre autor do “Julgamento de Paris”

Publicado por Redação em 09 de março de 2021

Compartilhe:

A Revista brasileira ADEGA publicou na tarde desta terça-feira, 9 de março, notícia da morte de um dos nomes mais importantes da história do vinho no mundo, inglês Steven Spurrier, idealizador do que veio a ser chamado de “O julgamento de Paris”, episódio no qual um vinho da Califórnia (EUA), participando deu uma degustação às cegas, venceu um concurso competindo com os vinhos franceses – algo inimaginável na época, nos anos 70.

A história virou um filme, disponível em serviços de internet e também de forma gratuita no Youtube – https://bit.ly/3btrg66

Por causa do concurso, Steven virou persona non grata entre alguns produtores europeus. Anos mais tarde, em um novo concurso, mais uma vez um vinho americano veio a vencer os europeus.

Conhecido como “O grande homem do vinho”, ele ficou mundialmente famoso devido ao célebre Julgamento de Paris, degustação às cegas que promoveu em 1976 no qual vinhos californianos derrotaram clássicos rótulos franceses – essa história se transformou em livro e dois filmes, mas mais que isso, literalmente serviu para transformar de maneira súbita da indústria do vinho no mundo.

Spurrier nasceu em 1941 e foi comerciante, educador, escritor, degustador e, mais recentemente, enólogo – cultivando vinhas e fazendo seus vinhos na Inglaterra. Entre seus principais empreendimentos está a L’academie du Vin, primeira escola privada de vinhos da França fundada na década de 1970. Sua trajetória no mundo do vinho, no entanto, começou poucos anos antes em 1964, quando Steven, recém formado pela London School of Economics, começou a trabalhar em um comércio de vinhos em Londres”.

Leia a notícia completa na Revista Adega: https://revistaadega.uol.com.br/artigo/morre-steven-spurrier-o-homem-que-quebrou-paradigma-do-vinho-frances_12942.html