Os sete anos do Japa em Casa

Publicado por Rodrigo Hammer em 23 de julho de 2021

Compartilhe:

Clientes podem optar entre ficar na área interna ou externa do restaurante

Conhecido pela variedade em comida japonesa apreciada por uma clientela que cresce a cada dia, o Japa em Casa chega aos sete anos de atividade com uma bela história de perseverança, contada pela empresária Rani Vasconcelos, até hoje responsável pelo cardápio da casa.

Rani Vasconcelos administra o restaurante com o esposo Daniel Castro

Rani começou a fazer sushi em 2007, quando morava sozinha e provou de um prato na casa de uma amiga, apaixonando-se pela culinária nipônica. Após muita pesquisa, foi se aprimorando até 2009, ano em que passou no Vestibular e foi para o Canadá onde, por coincidência, hospedou-se na casa de uma família japonesa. A experiência serviu como uma espécie de laboratório para a jovem estudante de Publicidade.

Para entrar no Tatame o cliente tem que tirar os calçados

Ao retornar a Natal, depois de trabalhar em dois veículos de comunicação da cidade e em um banco, resolveu conciliar a vocação culinária com a inclinação comercial. As primeiras encomendas informais para os amigos e familiares aumentaram a autoconfiança da futura empreendedora. E, assim, estavam lançadas as bases para o que se tornaria o Japa em Casa.

 

Em 2013, a produção foi mais frequente por oito meses e funcionou de forma semiamadora até a abertura do restaurante, em julho de 2014, na Rua Dr. Carlos Passos. “Investi tudo o que possuía e precisava resolver tudo sozinha, quando aluguei aquele ponto. Fiz um pouco de tudo, desde a criação do cardápio a decoração do ambiente, até as mesas e as cadeiras foram compradas de segunda mão”, conta. Tanto esforço se refletiu na aceitação do público, que só fazia aumentar impulsionado pela clássica “propaganda boca-a-boca”.

Carpaccio de polvo com azeite de alcaparras e pão de clitóris

Depois de quatro anos, em 2018, mudamos para o endereço atual, na Av. Rui Barbosa, nº 939, dessa vez com projeto consolidado, seguindo todos os protocolos que um restaurante profissional exige. Agora, em sociedade com o marido Daniel Castro, contador e diretor-financeiro do Japa, Rani tem o tempo necessário para se aprimorar ainda mais na parte criativa. “Costumo dizer que o Japa em Casa é o sushi que fica no meio do caminho”, brinca, referindo-se ao posicionamento geográfico do bairro do Tirol, no mapa de Natal.

O Combinado Japa com 12 peças muda semanalmente

A casa do atual endereço passou por uma reforma, que transformou o restaurante no que é hoje: um espaço com capacidade para 60 pessoas, dividido em três ambientes confortáveis, sem perder o toque charmoso do estilo arquitetônico japonês tradicional.

O Japa em Casa é um dos bons endereços gastronômicos de Natal

No menu dividido em Boas-Vindas, Entradas, Sushis Clássicos, Sushis Fusion, Sushis Hot e Temakis, a preferência por insumos locais, bem como de outras regiões do Brasil, prova que a fusão com elementos originais da cozinha oriental reserva boas surpresas como o Nakka, um sushi produzido a partir de vegetais, o Tartartuna e o Camarão crocante com molhos combinados. “Não quero ser refém apenas do que o cliente busca, mas oferecer novas possibilidades para ele”, define Rani Vasconcelos.

Área interna do restaurante é bastante frequentada pelos clientes

O Japa em Casa funciona de domingo a domingo, das 11h30 às 15h para delivery, enquanto o salão é aberto apenas à noite, das 17h30 às 22h30. Uma promoção inusitada chamada Segunda Veggie tem chamado a atenção do público natalense, pois oferece todos os pratos “veggies” do cardápio às segundas-feiras com 10% a 40% de desconto, incentivando o movimento mundial “Segunda sem Carne”. Um estilo de consciência ambiental que o restaurante defende, pioneiramente, desde a abertura.

Japa em Casa
Rua Rui Barbosa, 939
Tirol – Natal/RN
Fone: (84) 2020-1020
Instagram: @japaemcasa