Colunas
Página anteriorViagem do Vinho à Serra Gaúcha com os alunos do vinho
A viagem do vinho dos sonhos iniciou em um domingo, dia 20 de março, no Hotel Laghetto Viverone Bento, em Bento Gonçalves, com um grupo de 18 alunos procedentes de diversos lugares do Brasil. No hotel, houve o nosso coquetel de apresentação e confraternização, com uma prévia da nossa incursão pelo universo do vinho brasileiro.
Na segunda-feira, dia 21, às 9h, visitamos a Vinícola Casa Valduga onde, depois de um passeio primoroso, degustamos 10 vinhos Super Premium e almoçamos no Restaurante Maria Valduga, harmonizando com outros dois vinhos. Na parte da tarde, visitamos a Vinícola Boutique Pizzato para uma degustação dos 10 melhores vinhos da casa.
No dia seguinte (terça-feira), visitamos pela manhã a Vinícola purista Lídio Carraro em que degustamos 10 vinhos ícones sob o comando de Juliano Carraro, diretor comercial da vinícola. Logo após, seguimos para um almoço na Trattoria Mamma Gema. À tarde, estivemos na Vinícola Almaúnica para visita e degustação dos 5 melhores vinhos da casa sob o comando da enóloga responsável.
Na quarta-feira, dia 23, visitamos a Vinícola Don Giovanni para um brinde de espumantes e uma aula de biodinâmica no campo com o enólogo, degustação na vinícola e um almoço especial harmonizado em quatro etapas no Restaurante Nature. À tarde foi a vez da Cave Geisse, vinícola grife dos espumantes mais premiados do Brasil. Na turno da noite, fizemos a nossa despedida no Cobo Wine Bar em Bento, em um jantar em três etapas, cada uma com o seu vinho cara metade.
Já na quinta-feira, dia 24, visitamos pela manhã a Cervejaria Leopoldina do Grupo Valduga, onde os alunos conheceram os processos e degustaram cinco cervejas Premium. À tarde, retornamos a Bento Gonçalves para uma visita na Vinícola Miolo, a maior do Vale dos Vinhedos. Nesse percurso, fomos ao Parlamento do Vinho (sala de degustação da vinícola) e degustamos os cinco vinhos mais icônicos: Millésime Brut Rosé, Lote 43, Merlot Terroir, Vinhas Velhas Tannat e Sesmarias. No final da viagem, vivenciamos depoimentos emocionados no Wine Garden Miolo, em momento de descontração com o Espumante Miolo Cuvée Tradition Rosé Brut.
Ao todo, foram 58 vinhos provados entre degustações e refeições, e a certeza de que as experiências vividas ficarão inesquecíveis na memória dos amigos. Agora, já início os preparativos para um retorno em setembro à Serra Gaúcha com extensão a região de Mendoza na Argentina.