Você tem sede de quê?

Saberes do Vinho - Gilvan Passos

Compartilhe:

 

Título incidental retirado da música “COMIDA” da banda Titãs.

A grande maioria dos consumidores de vinhos não sabe o que responder quando pergunto o que mais os impressiona nos vinhos que provam e aprovam. É que a maior parte dos consumidores não está prestando atenção ao vinho como uma bebida que oferece prazer e é capaz de impressionar, sobremaneira, os sentidos.

O fato é que todo vinho tem inúmeras características. Algumas delas, ou o conjunto de todas, podem agradar ou não os sentidos dos apreciadores em uma escala amplamente variável de satisfação.

Essas características são percebidas e interpretadas pelos nossos sentidos através dos elementos contidos nos vinhos, como substâncias olfativas mais ou menos voláteis, açúcares, ácidos, taninos, antocianinas (matéria corante), álcool, entre outros.

São esses elementos que, capturados pelos nossos sentidos e interpretados pelo conhecimento empírico ou pela técnica, são percebidos como o perfume do vinho em menor ou maior intensidade, equilíbrio ou desequilíbrio, estrutura ou leveza, complexidade ou frutuosidade, agradando ou não, à medida em que estamos aptos a compreender a bebida.

E foi pensando nessa desatenção dos consumidores, que torna a compreensão do vinho tímida em relação ao potencial de percepção da bebida, que escrevi o e-book “Aprenda a comprar vinhos como um expert”, destinado àqueles que querem fazer os investimentos mais assertivos em vinhos.

E um dos primeiros capítulos desse guia de compras, denominei de provocações, que conduzirá o leitor a refletir sobre o sentido das suas escolhas e preferências para, a partir dessa etapa, saber o que realmente lhe agrada nos vinhos que prova e aprova. Afinal de contas, vinho bom é aquele que você gosta.

Se você quer saber como comprar vinhos assertivamente, partindo das suas reais escolhas, aguarde, para breve, esse grande lançamento. Siga-se pelo Instagram @gilvandelospassos onde estarei compartilhando todos os detalhes para sua aquisição.