Colunas
Página anterior
A pandemia e os negócios
Fazer funcionar uma empresa, diariamente, é como inaugurar diariamente! reinventar, replanejar, produzir é uma forma de construir diariamente o seu sonho e mantê-lo vivo.
Diariamente é um trabalho hercúleo. É carregar o mundo “nas costas”! O empreendedor é realmente um ser incansável, como se isso só já não bastasse ainda, nesses tempos modernos e estranhos, revivemos historicamente uma pandemia que assolou e assola o mundo dos negócios e do trabalho.
Refazer as suas estruturas mentais, físicas, espirituais e de vida empreendedora, tem sido o calvário diário dos empreendedores e dos trabalhos no cenário de pandemia. Lidar com as incertezas inerentes aos negócios e ao mundo do trabalho é uma rotina estafante. E, atualmente, soma-se a ela uma onda desenfreada de novos desafios.
Desafios mutantes e microscópicos, em se tratando de um vírus, porém do tamanho de um “elefante branco” em se tratando de políticas, de líderes de governos, de imprensa e de negócios. Cada dia é um mistério. Cada dia é o não saber se abriremos as portas ou manteremos fechadas para sempre. A tortura da incerteza do ganho de seu sustento transborda o peito e chega às loucuras e às doenças da alma.
Dói. Dói muito. Parece que o peito rasga e queima sem nenhum corte ou queimadura visível, porém essa dor suportável para uns; mortal para outros tantos trouxe a magnitude da força interna do indivíduo vem transformar em pesadelos as possibilidades de novos sonhos e soerguimento. Oxalá, assim seja!
Dos pequenos e caseiros sonhos, renascem como uma “Phoenix” a alçar novos e desafiadores voos a um mundo que, até então era conhecido, em direção ao desconhecido, na incerteza do retorno, da resposta e do amanhã. Todavia, a coragem latente nesses fortes corações empreendedores fascina a humanidade e deixa perplexa a Ciência da mente, tentando responder: de onde vem essa força? Onde nasce essa vontade de acertar? Por que se recomeça? Onde quer chegar com tanto esforço? Vale a pena sonhar e acreditar nesse sonho?
Meus queridos amigos leitores, empreendedores, empresários e trabalhadores incansáveis do mundo da gastronomia e da hospitalidade, sigo fascinado pela resiliência e pelo esforço sem tamanho de todos vocês na acreditação de novos tempos, suados, chorados, cansados, dilacerados, porém ESPERANÇOSOS!
Minha sincera torcida por novos tempos, tempos modernos, “novos normais”, novos dias e renovados sonhos. Essas, sim, devem ser as novas bandeiras, como se não bastassem os desafios de nossas vidas. Gratidão pela vida, pela oportunidade de respirar, mesmo com o peito cheio e cansado, porém repleto de esperança em nossa árdua caminhada!
Avante e para o alto! Somos vencedores e seremos guerreiros até o último instante, pois somos brasileiros e mesmo sendo um clichê: O MELHOR DO BRASIL, SÃO OS BRASILEIROS!
Novos e duradouros sucessos a todos nós!