Transformando vidas com educação

Opinião - Arthur Coelho

Compartilhe:

 

Tenho transitado pelas escolas de formação profissional tanto de nível superior quanto em nível de qualificação, ambos para o mundo do trabalho e, em cada dia de sala de aula, vivencio a metamorfose que a educação e o conhecimento são capazes de proporcionar ao indivíduo e a sua comunidade.

Da criança que apreende novas técnicas e tecnologias da escrita e do entendimento na interpretação de um pequeno texto, maravilhando-se com pequenas ‘historietas’ do mundo fantasioso e ingênuo, como os adultos, descobrindo sua letra cursiva na assinatura de seu nome, identificando-o como indivíduo consciente e incluso na sociedade.

A educação para o mundo do trabalho inclui dignifica, confere reconhecimento, torna visível e pleno o indivíduo que, a partir de então, se faz presente na vida do trabalho e da produtividade. Atuar, levando em consideração o saber notório, adquirido ao longo de uma existência é, sem dúvida, relevante. Porém, atuar com conhecimento adquirido com o conhecimento acadêmico é de uma força motriz incrível, pois transforma o indivíduo em profissional qualificado para o mundo proativo e produtivo.

Os cursos particulares, as escolas com apoios governamentais, as faculdades, as universidades, as ONGs e toda a sociedade civil e organizada devem lutar por esse direito primário da educação, do saber, do existir e do experimentar o conhecimento como base de sua vida profissional.

Cursos profissionalizantes, tecnólogos, de extensão, de especialização, de formação devem ser oportunizados a todos os indivíduos que querem experimentar a educação como forma transformadora de suas vidas.

Incentivar sua equipe a estudar, a conhecer, a multiplicar conhecimentos, a implementar novas técnicas adquiridas em experiências acadêmicas, deve ser bandeira comum e desejo incessante de um bom líder.

É que se levantem nossas vozes para a educação transformadora, como direito básico e primário de todo o indivíduo. Tornemos visíveis àqueles que vivem de forma invisível e à margem de uma sociedade. Sejamos inclusivos, colaboradores e incentivadores do aprendizado, da transferência do conhecimento, da expertise e da convivência pacífica entre os que sabem e os que querem aprender!

A educação e o conhecimento transformarão o mundo!