Atitude profissional. Qual o melhor caminho?

Opinião - Arthur Coelho

Compartilhe:

Leitores! Quero aproveitar esse espaço de reflexão para convidar a todos e, em especial, os profissionais do segmento da gastronomia e hotelaria para, juntos, refletirmos sobre nossas atitudes e condutas profissionais desenvolvidas nas empresas e nas equipes.

É importante salientar, aqui, que não entrarei no mérito ou não da formação acadêmica, pois ATITUDE, POSTURA, COMPROMETIMENTO, RESPONSABILIDADE E RESULTADOS independem de formação acadêmica. Conheço profissionais com formação acadêmica que não detêm nenhuma das características acima citadas. Porém, por outro lado, também conheço muitos profissionais egressos de escolas e faculdades com excelente desempenho profissional como também os profissionais feitos na lida, na mesma comparação. Quando trago esse tema para reflexão dos próprios profissionais e leitores desta coluna, acende em mim um sinal de alerta dentro das equipes visitadas e conhecer os componentes de diversos setores dentro da hotelaria e restauração.

Há diversos profissionais que relatam desânimo, descrença e falta de estímulo em suas carreiras, em função dos baixos salários ofertados pelo segmento, no entanto mesmo concordando com essa relação conflituosa do mundo do trabalho capitalista, não aceito a condição de irresponsabilidades, descompromisso, ego inflado e, principalmente, total desrespeito com as regras internas e acordos feitos entre líderes e integrantes.

Recentemente, fui procurado por um profissional que havia visto uma publicação de oferta de emprego feita por mim e apresentou-se com um currículo interessante e, após uma análise, resolvi dar-lhe uma oportunidade de fazer um “extra-teste” para, quem sabe, preencher a futura vaga.  Acompanhei de perto o desenvolvimento e a atitude profissional daquela pessoa, que se atrasou por 2h para chegar ao local, mesmo ele morando perto. E no meio do trabalho, resolveu por conta própria retirar parte do uniforme, pois alegava estar muito calor dentro da cozinha. Ademais, comia os alimentos preparados por ele mesmo e ausentava-se constantemente da cozinha, em uma total falta de compromisso.

Mesmo que seja difícil, siga até o final do seu dia com o mesmo entusiasmo e atitude que você se propôs ao ser contratado, seja proativo, busque a rede social da empresa que você pretende trabalhar, analise, visite o espaço virtualmente, mostre-se responsável, cooperativo, pergunte, integre-se e seja presente na equipe, não importa qual o seu cargo: SEJA UM PROFISSIONAL DE ATITUDE COERENTE, ENGAJADO, PARTICIPATICO E PERTENCENTE ao estabelecimento. Disponibilize sempre o seu melhor! Isso com certeza fará com que você seja lembrado e solicitado sempre. Fica a dica!